30 de maio de 2023 - 11:36 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros forma turma 02 do Hospital da Mulher e Hospital de Messejana

Brigadistas apagando incêndio com extintores

Corpo de Bombeiros forma turma 02 do Hospital da Mulher e Hospital de Messejana, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9).

Primordialmente, mais duas instituições de referências na área de saúde do município de Fortaleza formam suas brigadas contra incêndio. Nesse sentido, o Hospital e Maternidade Zilda Arns, conhecido por Hospital da Mulher, além do Hospital Distrital Gonzaga Mota, também conhecido como Hospital de Messejana. Como também, o curso ocorreu na semana de 22 a 26 de maio de 2023 também alcançaram este feito.

Em síntese, com esta formação já contabilizamos 940 alunos no padrão CTDH, por meio de 880 horas/aulas com a filosofia de vidas alheias e riquezas salvar!

O Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH)

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará por meio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) capacita brigada contra incêndio de órgãos públicos.

Como também, essa capacitação dispõe de 20 horas/aulas aos profissionais da área de saúde em hospitais públicos e demais instituições públicas sem fins lucrativos.

Nesse sentido, transmitimos os conceitos fundamentais sobre fogo, incêndio e suas consequências. Bem como as soluções para minimizar o risco e as decorrências de um eventual incêndio. Ainda mais, auxiliando na definição de parâmetros e requisitos de segurança sobre o tema. Em síntese, os brigadistas que concluírem o curso com aproveitamento mínimo de 70% na Avaliação teórica e prática, recebem certificados de brigadista, expedido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

Prevenção

Sobretudo, uma ocorrência de um incêndio em um Estabelecimento Assistencial de Saúde (EAS) coloca em risco a saúde de todos os seus ocupantes, em especial dos pacientes que se encontram fragilizados, tendo em vista as possíveis dificuldades de locomoção.

Nesse sentido algumas instituições públicas da área da saúde que já foram capacitados pelo o CTDH e certificado pelo CBMCE:

Hospital Instituto Dr José Frota – IJF. Exército Brasileiro – Hospital Geral de Fortaleza – HGEF. Hospital Infantil Albert Sabin. Hospital Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Hospital Estadual Leonardo da Vinci – HELV. Fundação Regional de Saúde do Ceará – FUNSAÚDE. Hospital e maternidade Santa Terezinha de Caucaia-Ce. Instituto de prevenção do câncer. Centro Integrado de diabetes e hipertensão. Laboratório central de saúde pública – LACEN. Hospital e maternidade Zilda Arns (Hospital da mulher) e Hospital Distrital Gonzaga Mota (Hospital de Messejana).