Corpo de Bombeiros resgata corpo de cachoeira em Graça

29 de maio de 2023 - 13:52 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros resgata corpo de cachoeira em Graça

guarnição de busca e salvamento de Sobral resgatou o corpo de cachoeira em Graça

Corpo de Bombeiros resgata corpo de cachoeira em Graça, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14).

A princípio, a guarnição de busca e salvamento de Sobral, com o auxílio da maca cesto, resgatou o corpo do sexo masculino de 31 anos de idade, natural de Guaraciaba do Norte. Ainda assim, o enfermeiro do hospital de Graça informou o óbito.

Nesse sentido, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) de Sobral acionou os bombeiros militares por volta das 11h48 da manhã deste domingo (29).

Imediatamente, a guarnição se deslocou até a localidade de Cachoeira do Belizário no município de Graça.

De acordo com populares, “o rapaz estava no pedal de Guaraciaba até a Cachoeira, saiu para tomar banho e não voltou. O amigo foi atrás e visualizou o corpo na água”.

Em síntese, os bombeiros resgataram o corpo e o conduziram na maca cesto até o Rabecão da Pericia Forense.

Por fim, atuaram no resgate, o subtenente Olavo, o cabo Maurício e os soldados Paulo e Rodrigues.

Prevenção

Antes de mais nada, a chegada das estações mais quentes do ano desperta o desejo de desfrutar da beleza natural que o Brasil oferece. Assim, entre as opções preferidas dos aventureiros, as cachoeiras se destacam como destinos ideais para refrescar a mente e o corpo em meio à exuberante paisagem. No entanto, é essencial estar ciente dos cuidados necessários para garantir uma experiência segura e evitar incidentes indesejados.

resgate de corpo em cachoeira, Graça-CE. CBMCE

Principais Cuidados ao tomar banho em Cachoeira

Primeiramente, é crucial conhecer as características do local antes de se aventurar em um banho de cachoeira. Informações como a profundidade do poço, a presença de pedras submersas e a intensidade da correnteza são fundamentais para evitar acidentes. É aconselhável buscar orientações junto a órgãos competentes, como parques estaduais ou municipais, que podem fornecer informações atualizadas sobre as condições da cachoeira.

Além disso, é indispensável utilizar os equipamentos de segurança adequados. O uso de calçados apropriados, como tênis antiderrapantes, ajuda a prevenir escorregões e lesões causadas por superfícies escorregadias. O colete salva-vidas é um item essencial, especialmente para pessoas que não sabem nadar ou que não possuem experiência na água. Essa medida simples pode evitar afogamentos e garantir a flutuabilidade em caso de imprevistos.

Outro ponto crucial é ter consciência da força da água presente nas cachoeiras. Mesmo quando aparentemente calmas, as correntezas podem ser traiçoeiras. Evite nadar próximo à queda d’água, pois a pressão exercida pode arrastar pessoas desprevenidas para áreas perigosas. Além disso, é necessário ter cautela ao caminhar em pedras escorregadias, evitando movimentos bruscos que possam levar a quedas e lesões.

Meio ambiente

A preservação do ambiente também deve ser uma preocupação constante. Ao visitar uma cachoeira, é essencial não deixar lixo na área, pois isso compromete a fauna, a flora e a beleza natural do local. Respeite os limites estabelecidos e não retire plantas ou animais, contribuindo para a preservação da biodiversidade e a manutenção do equilíbrio ambiental.

Em resumo, desfrutar de um banho em cachoeira é uma experiência prazerosa, mas é necessário adotar medidas de precaução e responsabilidade. Conhecer o local, utilizar os equipamentos de segurança, respeitar a força da água e preservar o meio ambiente são atitudes indispensáveis para garantir a segurança de todos os banhistas e a preservação desses ambientes naturais tão preciosos. Com cuidado e consciência, é possível aproveitar a natureza de forma segura e sustentável.