27 de maio de 2023 - 13:20 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros resgata serpente em telhado de residência no Itapery

Corpo de Bombeiros resgata serpente em telhado de residência no Itapery, na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5).

A Guarnição da 4ª Companhia do 1º Batalhão, com sede no José Walter, foi acionada por volta das 11h15 da manhã desse sábado (27) para o resgate de uma serpente da espécie jiboia que encontrava-se no telhado de uma residência na Rua Américo Vespúcio no Bairro do Itapery. Em Fortaleza.

Como também, no local, os militares utilizaram uma escada e a pinça própria para captura de répteis e resgataram o animal sem lhe causar danos. A serpente estava calma e aparentemente havia se alimentado recentemente. A serpente não apresentava ferimentos aparente e foi devolvida ao seu habitat natural.

Ainda assim, o proprietário da residência, o senhor João Batista de Sousa, agradeceu o pronto atendimento do Corpo de Bombeiros e destacou que é a segunda vez que necessita do auxilio da corporação para resgate de serpentes em sua residência, pois no inicio do ano, já havia chamado a equipe do José Walter para outra jiboia que encontrava-se em uma arvore no quintal de sua casa.

Corpo de Bombeiros resgata serpente em telhado de residência no Itapery

De acordo com o Comandante da Guarnição que atendeu à ocorrência, Tenente Domingos Neto, formado em Biologia, os cidadãos devem adotar a mesma cautela do senhor João Batista ao identificar serpentes em suas residências, afastar crianças e curiosos e acionar o Corpo de Bombeiros, “como é bastante comum o aparecimento de jiboias, que são espécies não venenosas, as pessoas tendem a acreditar que estas não oferecem riscos, entretanto, como não sabemos por onde elas estiveram (lamas, esgotos, águas contaminadas, contato com ratos), podem estar contaminadas com microrganismos que podem ocasionar adoecimento nos humanos”. Outro risco, de acordo com o Oficial. “é que o cidadão pode achar que é uma jiboia e ser outra serpente, devido a variedade de cores de pele das serpentes”.

Participaram do resgate, compondo a Guarnição do Auto Bomba Tanque e Salvamento, os militares: Subtenente Rodrigues, Sargento santos e Soldado Costa