6 de maio de 2023 - 06:54 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

bombeiros militares do combate a incêndio, de busca e salvamento e atendimento pré-hospitalar atuaram na ocorrência

Corpo de Bombeiros resgata vítimas de acidentes de ônibus na BR-116, em Itaitinga, na Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25).

A princípio, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou o Corpo de Bombeiros por volt das 19h10, desta sexta-feira (5), para o resgate de vítimas de um acidente de trânsito.

De acordo com o 1º tenente Bruno Torquato de Sousa, “um ônibus com passageiros saiu da faixa de tráfego e caiu em uma ribanceira, no quilômetro 17 da BR 116”, informou o comandante do salvamento 2.

Como também, o ônibus saiu de Fortaleza com destino a Morada Nova, na região do baixo Jaguaribe. Ainda assim, o veículo tombou às margens de um canal que passa próximo ao viaduto Deputado Edson Queiroz Filho.

O resgate

Nesse sentido, quinze passageiros feridos foram resgatados, atendidos e encaminhados para avaliação intra hospitalar. Não houve óbito no local.

Ou seja, o Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, recebeu sete vítimas. Enquanto o Hospital Municipal de Itaitinga recebeu oito vítima.

Porém, somente uma das vítimas está em estado grave, mas consciente, as demais tiveram apenas escoriações pelo corpo.

Assim como, o condutor se encontrava preso às ferragens, e relatou dores nas pernas e na coluna. A guarnição utilizou um kit desencarcerador para o resgate.

“Realizamos o Método START para a triagem e atender as vítimas que estavam em um estado mais preocupante”, relatou o tenente.

Contudo, além de guarnições do Corpo de Bombeiros, também somaram esforços o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que prestaram socorro às vítimas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar do Ceará, que garantiram a segurança do local e da via.

Apenas no período do resgate das vítimas, a autoridade de trânsito interditou o trecho, por quase uma hora, da rodovia.

O ônibus

Em síntese, cerca de 25 passageiros do programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD), regressavam de Fortaleza com destino a Morada Nova.

Por fim, a 2ª Companhia de Busca e Salvamento conduziu o resgate com apoio do Batalhão de Socorro de Urgência e 3ª Companhia do 1º Batalhão.