Ações preventivas para evitar acidentes com aranhas
4 de maio de 2023 - 09:37 #Ações preventivas para evitar acidentes com aranhas
Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
Orientações preventivas dos bombeiros militares de Maracanaú
Corpo de Bombeiro Militar repassar dicas sobre prevenção de acidentes com aranhas.
A 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, sediada em Maracanaú, alerta sobre as condições de prevenção de acidentes com aranhas.
Nos meses de abril e maio, as aranhas estão em período reprodutivo, o que faz com que elas aumentem suas atividades. Nesse sentido, confira alguns cuidados para prevenir acidentes com esses aracnídeos.
As aranhas estão em período reprodutivo nesta época do ano e, assim, suas atividades aumentam. Isso também eleva a chance das pessoas cruzarem com elas. Locais da residência que não estão limpos e organizados podem fazer concentrações de insetos como baratas, que são uma das fontes de alimento das aranhas e espaços com bastante área verde, o que é bom para todo mundo, e com as aranhas não seria diferente.
Elas são predadoras de invertebrados e pequenos roedores e tê-las ao redor pode ajudar bastante. As aranhas também servem de alimento para sapos e lagartixas, que ajudam a controlar suas populações.
Por outro lado, neste período de maior atividade, é comum encontrá-las também nos banheiros, corredores e até nas salas de aula, o que pode aumentar o risco de acidentes.
Os acidentes causados por aranhas são comuns e a maioria não leva a quadros clínicos graves, mas é importante evitá-los.
Pensado em prevenção, a 1ªCIA/2ºBBM passa algumas dicas de prevenção:
– Tenha cuidado ao se sentar em gramados ou áreas próximas a vegetação;
– Antes de utilizar acessórios como mochilas, calçados, roupas etc, que estavam apoiados próximos a áreas de vegetação, verifique-os com cuidado;
– Fique atento(a) aos corredores e aos cantos de portas e janelas;
– Observe com atenção o chão e paredes de banheiros e salas de aula;
– Verifique o local de trabalho e estudo (especialmente dentro de gavetas e debaixo de móveis);
– Não coloque as mãos em buracos na terra, buracos de árvores e pilhas de lenha, pois esses ambientes servem como abrigos para aranhas;
– Caminhe sempre com os pés protegidos por um calçado firme;
– Não tente manipular o animal.
Em casos de acidente:
– Fique calmo(a);
– Solicite assistência médica imediatamente;
– Retire acessórios próximos do local de ferimento (anéis, relógios, pulseiras) que possam piorar o quadro clínico;
– Não coloque substâncias como álcool no local da picada e não faça cortes ou tente sugar o veneno;
– Lave o local da picada com água e sabão, e permaneça em repouso com o membro acometido elevado, até a chegada da ajuda;
– Informe ao profissional da saúde o máximo de características (cor e tamanho) do animal causador do acidente e, se possível, leve a aranha ao serviço de saúde.
O diagnóstico é realizado com base na identificação do animal causador do acidente. Em alguns casos, há recomendação de exame complementar. O tratamento é sintomático e com soro antivenenoso, de acordo com cada espécie e com cada situação.
Todos os tratamentos e atendimentos são oferecidos, de forma integral e gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Dependendo dos sintomas, podem ser adotadas medidas para alívio da dor, como compressas mornas (acidentes por aranha armadeira e viúva-negra).
Havendo ou não melhora, o paciente deve ser levado ao serviço de saúde mais próximo para ser avaliada a necessidade de administração de soro específico, acrescenta TC Luiz Cláudio Araújo Coelho – Comandante 2º Batalhão de Bombeiros Militar.
O ST BM Carlos Alberto Araújo Souza, informa que as primeiras ações de primeiros socorros em caso de acidentes: lavar o local da picada com água e sabão; não fazer torniquete ou garrote, não furar, cortar, queimar, espremer ou fazer sucção no local da ferida, nem aplicar folhas, pó de café ou terra para não provocar infecções; não ingerir bebida alcoólica, querosene, ou fumo, como é costume em algumas regiões do país; levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento adequado em tempo.