Corpo de Bombeiros apaga incêndio de veículo atingido por raio em rodovia

10 de abril de 2023 - 16:44 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros apaga incêndio de veículo atingido por raio em rodovia

o condutor saiu ileso do veículo, mas seu patrimônio sofreu perda total

Corpo de Bombeiros apaga incêndio de veículo atingido por raio em rodovia, na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13).

A princípio, um carro de passeio pegou fogo após ser atingido por um raio, enquanto trafegava, na manhã desta segunda-feira (10), na rodovia CE-040, na cidade de Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com o subtenente Evaldo Luis Tomás de Oliveira, “o condutor trafegava, quando o veículo sofreu uma descarga elétrica e pegou fogo no mesmo instante. Ainda assim, o condutor estacionou o carro no acostamento e saiu ileso do veículo”, informou o comandante do socorro.

Como também, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou o Corpo de Bombeiros por volta das 08h39min. Imediatamente a 2ª Companhia do 2º Batalhão seguiu ao km 37, da CE 040, na Patacas, em Aquiraz.

A física explica!

Em outras palavras, o condutor do sexo masculino, de 36 anos de idade e natural de Aracati, saiu do veículo sem sofrer nenhum ferimento. Do mesmo modo, os físicos explicam o fenômeno por meio do princípio da “Gaiola de Faraday”. Ou seja, a carcaça do veículo atingida por um raio, absorve a carga em sua superfície metálica completamente fechada, protegendo as pessoas no interior do veículo.

Além disso, no momento do incidente, chovia forte com acompanhamentos de raios e trovões. Contudo, cerca de 180 mil raios atingiram o Estado, entre janeiro e fevereiro, conforme a distribuidora de energia no Ceará. O número é maior que o total nos 12 meses de 2022.

A Policia Rodoviária Estadual somou esforços, atuando na segurança da via.

Por fim, atuaram na ocorrência: Subtenente Evaldo, sargento Gouveia, soldado Bernardo, soldado Samuel e soldado J. Viana. ABTS 06 Horizonte.