Corpo de Bombeiros forma VII Turma da educação em brigadistas contra incêndio

29 de março de 2023 - 09:18 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano forma VII turma de profissionais de educação em brigadistas contra incêndio

Corpo de Bombeiros forma VII Turma de profissionais da educação em brigadistas contra incêndio, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9).

Primordialmente, mais seis instituições de referências no município de Fortaleza, além da sede da Secretaria Municipal de Educação formam suas brigadas contra incêndio. Nesse sentido, o Colégios EM Vania Maria Neves Facó Barros, Colégio EM André Luis, EM Heitor Vilas Lobos, CEI Audifax Rio, EM Padre Felice Pistoni, CEI Helley de Abreu, SEDE da Secretaria Municipal de Educação. Em síntese, o curso ocorreu na semana de 13 a 27 de março de 2023 também alcançaram este feito.

Em síntese, com esta formação já contabilizamos com a VII Turma, 780 alunos no padrão CTDH, com a filosofia de vidas alheias e riquezas salvar!

O Curso de Brigada Contra Incêndio do CTDH

Em outras palavras, os cursos de brigada contra incêndio do CTDH já somam 740 horas aulas de treinamentos.

Além disso, o capitão Marcos Pereira coordena o curso. Bem como, tem o subtenente Haroldo Lima, o subtenente Reginaldo Ximenes, o subtenente Maciel, o subtenente C. Adriano e o sargento Frederico com instrutores do curso de brigada contra incêndio.

o curso divide a carga horária em aulas teóricas e práticas

A carga horária do curso com 20 horas aulas desenvolve um programa onde o brigadista é capacitado para o combate em princípio de incêndio. Como também, adaptação em local confinado, simulado em casa de fumaça, evacuação, resgata de vítimas em local sinistrados. Ainda assim, os brigadistas recebem o conhecimento para reconhecer e realizar o atendimento de uma parada cardíaca, controle de hemorragia, queimaduras, fraturas, luxação, entorse, imobilização e a utilização do Desfibrilador Externo Automático (DEA).

Em síntese, em 2022 o CTDH formou 627 Brigadistas com 580 horas/aulas. Enquanto que a certificação é reconhecida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). Ou seja, a única instituição no Brasil com essa capacitação, conforme a Norma Técnica que regulamenta e disciplina as Brigadas de incêndio no Estado do Ceará.

ao final, os brigadistas realizam uma prática de combate a incêndio

Por fim, o comandante do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) comandado pelo tenente coronel Naum Maurício mantém essa Gestão de Treinamentos para as instituições públicas, estaduais, federais e municipais. Sem fins lucrativos.