Corpo de Bombeiros forma profissionais da educação em brigadistas contra incêndio

27 de março de 2023 - 10:30 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano forma profissionais de educação em brigadistas contra incêndio

Corpo de Bombeiros forma profissionais de educação em brigadistas contra incêndio, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9).

Primordialmente, mais seis instituições de referências no município de Fortaleza, além da sede da Secretaria Municipal de Educação formam suas brigadas contra incêndio. Nesse sentido, o Colégios EM Vania Maria Neves Facó Barros; Colégio EM André Luís; EM  Heitor Vilas Lobos; CEI Audifax Rio; EM Padre Felice Pistoni e CEI Helley de Abreu. Como também, profissionais da SEDE da Secretaria Municipal de Educação. Em síntese, o curso ocorreu na semana de 20 a 24 de março de 2023 também alcançaram este feito.

Em síntese, com esta formação já contabilizamos com a VI Turma, 760 alunos no padrão CTDH, com a filosofia de vidas alheias e riquezas salvar!

O Curso de Brigada Contra Incêndio do CTDH

Em outras palavras, os cursos de brigada contra incêndio do CTDH já somam 720 horas aulas de treinamentos.

Além disso, o capitão Marcos Pereira coordena o curso. Bem como, tem o subtenente Haroldo Lima, o subtenente Reginaldo Ximenes, o subtenente Maciel, o subtenente C. Adriano e o sargento Frederico com instrutores do curso de brigada contra incêndio.

CTDH Brigada contra incêndio

o curso divide a carga horária em aulas teóricas e práticas

A carga horária do curso com 20 horas aulas desenvolve um programa onde o brigadista é capacitado para o combate em princípio de incêndio. Como também, adaptação em local confinado, simulado em casa de fumaça, evacuação, resgata de vítimas em local sinistrados. Ainda assim, os brigadistas recebem o conhecimento para reconhecer e realizar o atendimento de uma parada cardíaca, controle de hemorragia, queimaduras, fraturas, luxação, entorse, imobilização e a utilização do Desfibrilador Externo Automático (DEA).

Em síntese, em 2022 o CTDH formou 627 Brigadistas. Enquanto que a certificação é reconhecida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). Ou seja, a única instituição no Brasil com essa capacitação, conforme a Norma Técnica que regulamenta e disciplina as Brigadas de incêndio no Estado do Ceará.

ao final, os brigadistas realizam uma prática de combate a incêndio

Por fim, o comandante do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) comandado pelo tenente coronel Naum Maurício mantém essa Gestão de Treinamentos para as instituições públicas, estaduais, federais e municipais. Sem fins lucrativos.