Corpo de Bombeiros forma a Turma I de Brigadista da Rede Pública Municipal de Fortaleza

7 de março de 2023 - 16:33 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do Corpo de Bombeiros forma a I Turma de Brigadista da Rede Pública Municipal de Fortaleza

Corpo de Bombeiros forma a Turma I de Brigadista da Academia do Professor Darcy Ribeiro, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9).

A princípio em 2022, o Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) ministrou 580 horas na formação de 627 brigadas contra incêndio.

alongamento para iniciarmos a instrução.

O Curso de Brigada do CTDH

O curso é coordenado pelo Capitão Marcos Pereira. Os instrutores são o subtenente Haroldo Lima e o subtenente Reginaldo Ximenes.

Nesse sentido, os professores da Rede Municipal de Fortaleza, na semana de 27 de Fevereiro a 3 de Março de 2023, se formaram. Em outras palavras mais uma turma de Brigada Contra Incêndio com carga horária de 20 horas/aulas é formada. Assim como, a certificação é reconhecida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. A única instituição no Brasil com essa capacitação, conforme a Norma Técnica que regulamenta e disciplina as Brigadas de incêndio no Estado do Ceará.

Ao mesmo tempo, professores das seguintes escolas receberam a capacitação: EMTP Dom Antônio Batista de Fragoso; EMTP Antônio Correia Lima; CEI João Marçal Mesquita, Maristela da Frota Cavalcante e Wilma Maria Vasconcelos Leopércio; EMTI Prof. Álvaro Costa.

temos aulas teóricas em sala de aula

Os brigadistas contra incêndio

Além disso, os Brigadistas são capacitados para fazer combate ao princípio de incêndio, são adaptados em local confinado e simulado com fumaça, além de evacuação, resgate de vítimas em local sinistrados. Os alunos são habilitados a reconhecer e fazer o atendimento inicial em uma Parada Cardíaca, controle de hemorragia, queimaduras, fraturas, luxação, entorse, imobilização e a utilização do Desfibrilador externo automático (DEA).

Contudo, os alunos são habilitados a reconhecer e fazer o atendimento inicial em uma Parada Cardíaca, controle de hemorragia, queimaduras, fraturas, luxação, entorse, imobilização e a utilização do Desfibrilador externo automático (DEA).

O Coronel Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Cláudio Barreto mantém essa Gestão de Treinamentos para as instituições públicas, estaduais, federais e municipais. Sem fins lucrativos.

aula prática com mangueiras e esguichos

tudo é importante, inclusive saber como transportar a maca em uma escada

Por fim, em 2023 com a I turma, contabilizamos 670 brigadistas, com a filosofia de Vidas alheias e riquezas salvar.