Corpo de Bombeiros atua em ocorrência de vazamento de gás de cozinha em Pacajus

1 de março de 2023 - 09:29 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros atua em ocorrência de vazamento de gás de cozinha em Pacajus

Bombeiros de Horizonte (2ªCia/2ºBBM) atendem ocorrência de vazamento de gás de cozinha sem fogo

Corpo de Bombeiros atua em ocorrência de vazamento de gás de cozinha em Pacajus, na Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25).

A princípio, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os bombeiros para uma ocorrência de vazamento de gás de cozinha. Imediatamente, os bombeiros militares de Horizonte, por volta das 18h55, seguiram até a Rua Tenente Mário Teles.

De acordo com o cabo André Luis Rocha de Oliveira, “ao realizar o reconhecimento, constatei que o botijão de gás de cozinha encontrava-se com um vazamento estrutural na costura de solda”, informou o comandante do socorro.

Nesse sentido, “retiramos o gás de cozinha de dentro da residência e o deixamos vazar totalmente em área aberta”, relatou o cabo Rocha.

vazamento de gás em Pacajus

Em outras palavras, após a resposta adequada à ocorrência, o solicitante foi orientado sobre os procedimentos de segurança em situações similares.

Prevenção

Do mesmo modo, nestes casos de vazamento de gás de cozinha, é importante desligar o quadro de energia da residência. Assim como, não acenda ou desligue a tomada de energia. Como também, orientamos abrir portas e janelas para que o ambiente fique arejado. Ainda mais, evite  bater, arrastar ou acender quaisquer fonte de calor. Além disso, se possível, desconectar o botijão de gás e levá-lo para um local ventilado. Simultaneamente, retire todas as pessoas de dentro de casa e ligue imediatamente para o número 193.

Um pouco mais sobre o gás de cozinha

Em suma, o gás de cozinha é composto basicamente pelos gases propano e butano, além da adição de um composto de enxofre para dar o cheiro que serve como aviso. Então, o gás de cozinha é o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), mas essa sigla também pode significar Gás Líquido Pressurizado. Sob o mesmo ponto de vista, esses nomes indicam a origem e algumas características do gás de cozinha, isto é, sua origem é o petróleo; ele está líquido dentro do botijão de gás; e é submetido a elevadas pressões, (3 a 15 kgf/cm2).

Por fim, em 2023, o Corpo de Bombeiros do Ceará já atendeu 317 ocorrências com gases.

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Vidas alheias e riquezas salvar!