21 de fevereiro de 2023 - 12:11 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

A importância de preservarmos os ninhos de tartaruga

ajude a preservar os ninhos de tartarugas

A importância de preservarmos os ninhos de tartaruga. A princípio, preservar um ninho de tartaruga é extremamente importante por várias razões. Nesse sentido, as tartarugas marinhas são animais em perigo de extinção e a preservação de seus ninhos é crucial para a sobrevivência da espécie. Aqui estão algumas razões pelas quais preservar um ninho de tartaruga é tão importante:

Aumento da população de tartarugas marinhas

Em outras palavras, os ninhos de tartarugas marinhas contêm ovos que, se deixados intocados, podem eclodir e resultar no nascimento de filhotes saudáveis. Ou seja, devemos evitar perturbação ou destruição desses ovos.

Em suma, não temos filhotes sem os ovos. Portanto, a população de tartarugas marinhas diminui.

Proteção contra predadores

Ainda assim, as tartarugas marinhas enfrentam muitos predadores naturais, como gaivotas, caranguejos e outros animais que comem ovos e filhotes. Em síntese, os ninhos de tartarugas são criados em locais seguros e protegidos para evitar a predação.

Como resultado, os ovos se chocam e os filhotes cresçam sem risco de serem comidos por outros animais.

Contribuição para a biodiversidade

Dessa forma, as tartarugas marinhas são importantes para a biodiversidade do ecossistema marinho. Elas ajudam a manter o equilíbrio ecológico ao controlar a população de algumas espécies e fornecer alimento para outras. A perda de tartarugas marinhas pode ter um impacto negativo em todo o ecossistema marinho.

Benefícios para as comunidades locais

As tartarugas marinhas são uma importante atração turística e fonte de renda para as comunidades costeiras em muitos países. A preservação dos ninhos e a proteção das tartarugas marinhas podem ajudar a impulsionar o turismo e trazer benefícios econômicos para as comunidades locais.

Em resumo, preservar um ninho de tartaruga é importante para a sobrevivência da espécie, para proteger os ovos e os filhotes de predadores, para contribuir para a biodiversidade do ecossistema marinho e para fornecer benefícios econômicos para as comunidades costeiras.

Prevenção

Por fim, o Corpo de Bombeiros informa que é crime ambiental coletar, ovos, perseguir, capturar ou matar tartarugas marinhas. Assim, caso encontre alguma espécie desse tipo, a população pode ligar para o número (85) 3101-1078, do CBMCE, ou enviar um Whatsapp para (85) 99690-1269, do Instituto Verde Luz. Outras dicas importantes são: manter uma distância segura em relação ao animal e compartilhar a localização precisa, com o auxílio do Google Maps, para os bombeiros militares.A importância de preservarmos os ninhos de tartaruga

Leia mais: Corpo de Bombeiros apoia Gtar-Verdeluz no monitoramento de locais de desova de tartarugas, clique aqui!