Homenagem ao 2º tenente João Edilberto Pires da Rocha

10 de fevereiro de 2023 - 17:52 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (Ascom | CBMCE).

Homenagem ao 2º tenente João Edilberto Pires da Rocha

Homenagem ao 2º tenente João Edilberto Pires da Rocha

É com grande alegria que nos reunimos nesta sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023, para homenagear o 2º tenente João EDILBERTO Pires da Rocha, companheiro de serviço e amigo de tantos anos, que encerrou um importante capítulo de sua história de vidas alheias e riquezas salvar!

O 2º tenente João Edilberto Pires da Rocha

A princípio, ao ingressar no Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, em 30 de agosto de 1991 como Motorista Especialista, na época aos 22 anos de idade, o hoje 2º TEN QOABM João Edilberto Pires da Rocha logo se destacou, sendo requisitado como um dos cinco melhores motoristas do curso de formação para atuar na 2ª Companhia do 1º Batalhão.

Em 1996, após passar seis meses na outrora Diretoria de Serviços Técnicos (DST), atualmente Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi), foi transferido para 5ª Seção de Bombeiros do 1º Grupamento de Bombeiros, atualmente 5ª Companhia do 1º Batalhão, no Conjunto Ceará. Desde então seguiu trilhando sua honrosa profissão, sendo promovido em 1999 a graduação de Cabo, a Sargento em 2006 e em 2015 a Subtenente, chegando à sonhada reserva e ao posto de 2º Tenente em 2023.

Nesse sentido, na 5ª Companhia, onde passou maior parte do seu tempo de serviço, muitas foram as ocorrências, a troca de conhecimentos e de convívio salutar. Não é surpresa que ao perguntá-lo do que mais gostou em tanto tempo de trabalho, sua resposta foi DIRIGIR! Pois foi em sua atuação como tal que o mesmo prestou sua contribuição à sociedade e à corporação que lhe acolheu, desempenhando a profissão da qual muito sente orgulho.

Em síntese, é com imensa alegria que hoje nos reunimos para homenagear este companheiro de serviço e amigo de tantos. A partir deste momento, como militar da reserva remunerada (RR) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), sinta-se abraçado por toda corporação e receba desde já o nosso muito obrigado pelos mais de 30 anos de bons serviços prestados.

Por fim, é o início de uma nova fase, onde sua atenção se volta ao bem-estar pessoal e familiar, deixando na Corporação grandes amigos e histórias.

Homenagem ao 2º tenente João Edilberto Pires da Rocha

Certificado Missão Cumprida!

O brado da sirene fá-dó

Em síntese, ao brado da sirene eletropneumática fá-dó da viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 09 (ABTS 09), da 5ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (5ªCia/1ºBBM) – Quartel do Conjunto Ceará, que é um sistema bitonal, de alta intensidade, que serve para alertar os motoristas e pedestres da presença de equipes de emergência. Como também, para abrir passagem na via pública, quando o trânsito não abre passagem. Mas desta vez, serviu para bradar o último chamado de um combatente do fogo e de vidas alheias e riquezas salvar!

Por meio de uma linha de ataque a partir do corpo de bomba da viatura ABTS 09, utilizando o mangotinho a baixa pressão, o agora 2º tenente Edilberto recebeu um jato neblina com ângulo de ataque de 45 graus do esguicho de uma polegada de vazão que simboliza um batismo.

Contudo, diferente da nossa chegada a corporação, onde o batismo foi de bençãos para proteger e blindar o bombeiro militar ao longo de sua carreira, desta vez, o batismo simboliza, além do fim de sua carreira e fiel cumprimento de sua missão constitucional e de seu juramento, um agradecimento de uma corporação, pelos relevantes serviços prestados à sociedade alencarina. Como também, simboliza todas as bençãos de sucesso, saúde, paz, prosperidade e muito amor ao nosso guerreiro do fogo em sua nova missão.

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. 2 Timóteo 4:7-8.

Vidas alheias e riquezas salvar!