7 de fevereiro de 2023 - 13:04 #

Ascom CBMCE | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Kombi com GNV pega fogo e explode na Pacatuba

Bombeiros Militares da 1ª Companhia do 2º Batalhão apagam incêndio de veículo na Pacatuba

Kombi com GNV pega fogo e explode na Pacatuba. Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24). O proprietário do veículo informou que a kombi começou a pegar fogo, que o veículo usava Gás Natural Veicular (GNV), onde ao sair e se afastar do veículo a mesma veio a explodir. 2.000 litros de água foram usados no combate a incêndio pelos bombeiros militares de Maracanaú (1ªCia|2ºBBM), com sede em Maracanaú. Não houve vítima.

A princípio, o incêndio ocorreu na Rua Nossa Senhora Perpétuo do Socorro, N° 560 no Bairro Alvorada, Município: Pacatuba – CE, onde os funcionários e professores da escola evacuaram rapidamente todos os alunos para um local seguro. Escola Pública Municipal de Pacatuba Professora Maria Guiomar Bastos Cavalcante.

Por fim, atuaram na ocorrência, o tenente Sidney, o subtenente Siqueira, o soldado Kayque e soldado Fernando Leite.

Kombi com GNV pega fogo e explode na Pacatuba

A princípio precisamos entender que o veículo pode pegar fogo por diversos fatores, desde problemas mecânicos a fatores externos. Antes de mais nada, 36 incêndios em veículos foram atendidos em Janeiro de 2023.

De acordo com o balanço estatístico em 2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atendeu 419 ocorrências de incêndios em veículos em todo o território estadual. O balanço de 2022 é superior aos anos de 2021, 2020 e 2019, quando a corporação atendeu 336, 396 e 412 ocorrências, respectivamente. Enquanto que em 2023, neste 24 dias de janeiro, já atendemos 29 (vinte e nove) incêndios em veículos.

CBMCE – Como evitar incêndio em veículo

Prevenção é o melhor caminho para se evitar e mitigar incêndio em veículo

Desde modo, a manutenção do seu veículo em dia é o melhor caminho para se evitar transtornos e acidentes graves. Proteja a sua vida, a vida de sua família e de terceiros, bem como seu patrimônio seguindo estas recomendações:

Linhas de combustível

Um dos fatores que podem causar incêndio em veículo é o combustível. Portanto, é importante verificar o estado das linhas de combustíveis e se as mangueiras estão em dias. É importante também levar a um mecânico de confiança, para que ele investigue se há algum furo ou perfuração, assim como, se estas estão ressecadas ou com dobras que possam favorecer o desgaste e por conseguinte sua ruptura.

Superaquecimento

Do mesmo modo, é possível, por conta da alta rotação acontecer o superaquecimento. O motor atingi altas temperaturas, podendo emitir um vapor de óleo ou combustível. Uma medida simples mas muito eficiente que pode contribuir para o não superaquecimento é a verificação do nível do óleo e abastecer sempre com o produto certo. Porque esta composição foi concebida para se evitar que a água congele ou evapore.

Sistema de freio

Nesse sentido, a conferência do sistema de freio pode evitar seu travamento. O veículo ao trafegar com as rodas travadas pode superaquecer e provocar um princípio de incêndio.

Vazamento

Ainda assim, outra prevenção importante é sempre observar por onde trafega e estaciona seu veículo. Pois se o veículo estiver com vazamento, ao estacionar em algum lugar com mato seco, por exemplo, é possível que este cenário possa causar um incêndio na vegetação e por conseguinte no seu veículo.

Revisão no sistema GNV

A princípio, caso disponha de veículo com o gás (GNV), é fundamental e basilar sempre importante conferir se há vazamento e fazer essa revisão no sistema antes do tempo recomendado. Alerta, importante fazer o sistema de reteste no cilindro a cada 5 anos para evitar incêndio e explosões.

Escute e observe o rendimento de seu veículo

Juntamente com os outros itens já elencados, o condutor também deve ajudar na revisão do seu veículo, observando se o alternador está travado ou algum rolamento, pois o motor funcionando com resistência, causando o contato da barra e o metal, o que pode provocar um incêndio. O condutor pode não saber da questão técnica mas pode sentir o carro e verificar se este está perdendo força, se apresenta algum barulho estranho e diferente, ou seja, algo que possa ser relatado na revisão de modo a contribuir com a segurança do condutor e manutenção saudável do seu veículo. Observou algo diferente, procure seu mecânico de confiança.

Pane elétrica

Uma das principais causas de incêndio é a pane elétrica, normalmente ocasionada pela colocação de mais equipamentos no veículo que muitas vezes não são certificados, aprovados ou permitidos. É o caso de um carregador, por exemplo, importante consultar o manual do veículo ou a autorizada do fabricante se é correto o uso.

Estes cuidados salvam vidas e patrimônios.