Operação Férias – Perfil dos resgates na Praia do Futuro

6 de fevereiro de 2023 - 11:36 #

Ascom CBMCE | 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCia | BBS) - Praia do Futuro

Perfil dos resgates na Praia do Futuro durante a Operação Férias

Operação Férias – Perfil dos resgates na Praia do Futuro. Entre os dias 17 de dezembro de 2022 e 29 de janeiro deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) resgatou 158 banhistas durante ações em todo o litoral cearense. Os salvamentos foram realizados durante a Operação Férias no Ceará. Além dos resgates, ainda foram registradas 31.358 ações preventivas. Enquanto a Praia do Futuro realizou 14.885 prevenções.

Também nesse período, os bombeiros militares ainda localizaram 39 crianças perdidas e realizaram 15 atendimentos pré-hospitalares. Não houve registro de afogamentos fatais no período da Operação.

Perfis dos resgates

A princípio, a 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCSMar|BBS) resgatou 121 vidas. Enquanto toda a Operação resgatou 158 vidas, isso representa 76,58% de todos os resgates ocorreram na Praia do Futuro em Fortaleza.

Como também, 33 resgates ocorreram entre 17 e 31 de dezembro e 88 resgates foram realizados entre 1 e 31 de Janeiro de 2023.

Dias da semana

Antes de tudo, também se observou que os dias de maiores frequências dos resgate na área de atuação da 1ª CSMar | BBS, são respectivamente:

Operação Férias - Perfil dos resgates na Praia do Futuro

Em suma, o domingo com 62 resgates, o sábado com 27 resgates e a quarta-feira, são os dias da semana de maior frequência de resgates. Enquanto a sexta-feira, a quinta-feira e a terça-feira, são os dias da semana de menor frequência de resgates.

Grau de afogamentos

Desde já, esclarecemos que o afogamento segue uma classificação de Afogamento:

Resgate – A vítima não apresenta tosse, não houve afogamento; Grau 01: a vítima só tosse, sem espuma em boca ou nariz e pode ser liberada do local; Grau 02: a vítima que apresenta tosse, tem pouca espuma na boca e/ou nariz, indicando que já existe uma congestão pulmonar mínima; Grau 03: a vítima apresenta muita espuma na região da boca e/ou nariz, onde o pulso radial permanece palpável, afastando sinais de choque; Grau 04: a vítima apresenta muita espuma na boca e/ou nariz, sem pulso radial palpável, indicando sinais de choque; Grau 05: vítima se encontra em parada respiratória e Grau 06: Paciente em Parada Cardiorrespiratória.

Operação Férias - Perfil dos resgates na Praia do Futuro

Em resumo, 114 salvamentos ocorreram em Grau de Resgate, o que representa 94,21%. Enquanto foram realizados 2 resgates de Grau 01 (1,65%) e 5 resgates de Grau 02 (4,13%). O que demonstra o grau de prontidão e pronto emprego dos guarda-vidas da Praia do Futuro.

Quanto ao sexo biológico

Do mesmo modo, considerando o sexo biológico, 76 homens foram resgatados, representando 62,81%. Ao mesmo tempo, 45 mulheres foram resgatadas, que representam (37,19%).

Faixa etária

Igualmente, foram realizados resgates entre de 5 e 69 anos de idade. O maior número de resgates ocorreu entre 15 – 19 anos, foram 32, e, entre 10 – 14, foram 25. entre 20 – 24 anos, 19 resgates e entre 25 – 29, foram realizados 18 resgates. Entre outras palavras, entre as faixas etárias de 15 – 29 anos, foram realizados 94 resgates.

Origem dos banhistas resgatados

Como resultado, 85 banhistas resgatados são do Ceará, o que representa 70% dos salvamentos. Enquanto de banhistas de São Paulo foram 11 resgates, seguido por Mato Grosso do Sul com 04 resgates e Amazonas, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul com 03 resgates cada um.

Prevenir é salvar!

Prevenir é Salvar!

A princípio, o afogamento é uma das fatalidades que mais causam mortes em todo o mundo, anualmente cerca de 500.000 pessoas morrem por afogamento não intencional. As crianças e adolescentes são os mais afetadas por esse incidente. Basta um pequeno descuido na diversão ou uma imprudência para acontecer um óbito em alguns minutos.
O afogamento é definido como a aspiração de líquido não corporal por submersão ou imersão. Representa, no Brasil, cerca de 5700 óbitos anuais, isso sem falar nos incidentes sem mortes, que superam 100 mil casos gerando prejuízos incalculáveis.

Leia um pouco mais sobre prevenção aquática, clique aqui!