EJA do Colégio Militar dos Bombeiros está com inscrições abertas

6 de fevereiro de 2023 - 09:40 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

EJA do Colégio Militar dos Bombeiros está com inscrições abertas

Ensino de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros

EJA do Colégio Militar dos Bombeiros está com inscrições abertas.

Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) está com inscrições abertas para sua turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 2023, modalidade de ensino voltada ao público que não completou os estudos ou não teve acesso à educação formal na idade certa.

A princípio, são ofertadas 30 vagas e os interessados têm até a sexta-feira (10) para confirmar a inscrição. As matrículas do EJA Colégio Militar são feitas semestralmente.

Primeiramente, o interessado deverá fazer uma pré-matrícula, por meio do preenchimento do formulário deste link (Clique aqui).

Documentos

Nesse sentido, após a pré-matrícula, o interessado deve comparecer ao CMCB, entre 18:00 às 21:00, trazendo a seguintes documentação completa, cópias e originais:

– Pasta escolar;
– Originais do RG, CPF
– Comprovante de residência;
– Duas fotos 3×4;
– Comprovante de escolaridade.

Em outras palavras, a matrícula deve ser feita presencialmente na Rua Adriano Martins, número 435, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. É possível ainda confirmar a pré- inscrição com o subtenente bombeiro militar Cavalcante pelo e-mail cavalcante@cm.cb.ce.gov.br ou pelo telefone (85) 98831-4833.

Em síntese, o EJA do Ensino Médio do Colégio do Corpo de Bombeiros tem aulas presenciais de segunda a sexta no período noturno. O interessando deve ter a mínima de 18 anos no ato da matrícula. O curso tem duração de um ano e meio. Como também é 100% gratuito.

Histórico do EJA no CMCB

Antes de tudo, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz foi criada em 2000 e, fez a diferença na vida de mais de mil e trezentos estudantes, que foram formados pelo projeto. Atualmente, a EJA conta com quatro turmas, atendendo 100 alunos, sendo 25 por turma. Em razão da pandemia da Covid-19, os estudantes participam das aulas de forma remota.

A princípio, o EJA tinha o objetivo de formar os bombeiros e funcionários da corporação que ainda não haviam concluído o ensino médio. Em seguida, foram incorporados os familiares dos bombeiros e pessoas da comunidade. Antes da pandemia, eram ofertadas 180 vagas, mas devido ao atual estado de distanciamento social, a quantidade foi reduzida. Plataformas digitais são utilizadas para ministrar as aulas, o que auxilia professores e alunos no desenvolvimento de suas atividades escolares. No total, o projeto do Corpo de Bombeiros já formou mais de 1.300 alunos.

Sobre o Curso

Além disso, a partir de 2010, a nomenclatura EJA (Educação de Jovens e Adultos) foi adotada. Em 2014, novos livros foram recebidos da Secretaria da Educação (Seduc). Foram adotados os estudos por área do conhecimento (Linguagens e Códigos, Ciência Humanas, Ciências da Natureza e Matemática), similares aos propostos pelo Enem. Em dezembro de 2015, as atividades da EJA foram encerradas. Mas devido à grande procura por vagas na EJA, pois ao longo dos anos o CMCB havia se tornado uma referência nesta área, em julho de 2017 as matrículas para a turma do ensino médio foram reabertas. A primeira turma desta nova fase concluiu os estudos em dezembro de 2018. Desde então, onze turmas já se formaram.

Como também, os cursos contavam com aulas expositivas com professores em sala e com apresentação de teleaulas do Telecurso 2000, incluindo os livros para acompanhamento e com as disciplinas regulares (Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História Geral, História do Brasil, Inglês, entre outras). Os professores eram polivalentes e ministravam aulas de todas as disciplinas, independente da área na qual eram graduados.

Por fim, de acordo com o tenente-coronel Albert Arruda, “muitos jovens e adultos procuram o projeto como uma forma de mudar de vida, vários alunos conseguem empregos melhores e ingressam nas universidades, após a conclusão do ensino médio. O EJA é um projeto muito importante na vida das pessoas que querem ter a oportunidade de crescer profissionalmente”, enfatizou o Diretor do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz.