3 de fevereiro de 2023 - 12:22 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Corpo de Bombeiros atua em incêndio de residência em Crateús

Em Janeiro de 2023, o Corpo de Bombeiros atendeu 90 incêndios de residências no Ceará

Corpo de Bombeiros atua em incêndio de residência em Crateús. Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16).

A princípio em 2023, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), atendeu 90 incêndios em residências. Enquanto que em 2022, registramos 1.184 incêndios. Como resultado, o balanço de 2022 é superior aos anos de 2019, 2020 e 2021, quando a corporação atendeu 935, 1.040 e 1.020 incêndios em residências, respectivamente.

Assim também, a perícia é o método indicado para esclarecer as condições e os fatores envolvidos nas ocorrências de incêndio.

O Anuário da Associação Brasileira de Conscientização para Perigos informou que em 2020, 80% dos incêndios residenciais foram provocados por curtos-circuitos na rede elétrica.

Ao passo que eletrônicos como ventiladores e ares-condicionados estão no topo dos itens que mais ocasionam incêndios residenciais. Então, os outros itens: carregadores de celular, extensões elétricas, vazamentos de gás de cozinha, panelas esquecidas ao fogo e velas acesas no interior de residências.

Corpo de Bombeiros atua em incêndio de residência em Crateús

Mais um incêndio em residência

Imediatamente após o acionamento via 193, por volta das 16 horas da tarde desta quinta-feira (2), os bombeiros militares de Crateús atenderam uma ocorrência de incêndio na Avenida Sargento Hermínio, no Bairro São Vicente, em Crateús-CE. De acordo com o subtenente Auricélio das Neves Matos, “no local, obtiveram sucesso ao usarem um extintor contra incêndio tipo ABC”, informou o comandante do socorro.

Como também, se verificou que o incêndio iniciou com uma pane elétrica. A rapidez do primeiro combate evitou o alastramento das chamas. Como também, foi orientado a necessidade de manutenção.

Afinal, atuaram na ocorrência, o subtenente Auricélio, o sargento Wilk, o cabo Cleuton e o soldado Arruda.

Prevenção: Manutenção e cuidados

Por fim, o Corpo de Bombeiros orienta a população a realizar manutenção da rede elétrica uma vez a cada cinco anos. Como também, evitar ligar vários aparelhos no mesmo ponto da tomada. Assim como, nunca carregar celular apoiado em sofá, cama, colchão ou travesseiros. Em síntese, é importante retirar o celular da tomada após a carga completa e, ao sair de casa, desligar o registro do gás de cozinha e todos os equipamentos elétricos.