30 de janeiro de 2023 - 14:01 #

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros inicia treinamento básico de salvamento aquático

Corpo de Bombeiros inicia treinamento básico de salvamento aquático

29 bombeiros militares iniciam treinamento básico de salvamento aquático com 100 horas aulas

Corpo de Bombeiros inicia treinamento básico de salvamento aquático no Mucuripe. Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1).

A principio, na manhã desta segunda-feira (30), o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará participou do inicio das aulas do treinamento básico de salvamento aquático.

“O treinamento básico de salvamento aquático visa instruir, treinar capacitar os bombeiros militares quanto às atividades voltadas para o salvamento aquático, conforme preconizam as normas regulamentadoras e técnicas da SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), visando garantir a saúde e segurança de todos os envolvidos durante os procedimentos”, enfatizou o coronel comandante-geral Cláudio Barreto.

De acordo com o capitão Rodrigo Carneiro, “Hoje, dia 30 de janeiro de 2023, deu-se início, na sede da 1° Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento, no Mucuripe, o Treinamento Básico em Salvamento Aquático para 29 Bombeiros Militares que irão atuar no serviço de prevenção e salvamento aquático nas diversas praias e balneários do Estado do Ceará durante a Operação Carnaval 2023″. Como também,”a instrução conta com a participação de bombeiros militares oriundos tanto da Capital, região metropolitana de Fortaleza e interior do Estado do Ceará”. Nesse sentido, “este treinamento conta com 100 horas de instruções teóricas e práticas e tem o objetivo de instruir e atualizar os bombeiros participantes sobre as novas condutas e técnicas utilizadas no serviço de guarda-vidas”, informou o coordenador do treinamento.

Conteúdo programático

Antes de mais nada, o treinamento foi dividido em seis módulos: MÓDULO 1 – Anatomia e Fisiologia Humana; MÓDULO 2 – Educação Física 10; MÓDULO 3 – Noções de Oceanografia e Meteorologia; MÓDULO 4 – Prevenção e Salvamento Aquático I; MÓDULO 5 – Prevenção e Salvamento Aquático II; MÓDULO 6 – Técnicas Básicas de Resgate de Afogados I. Em outras palavras, serão abordados os seguintes assuntos: 01 introdução salvamento aquático, adaptação equipamento; 02 técnicas de Salvamento Aquático (Piscina); 03 Oceanografia; 04 Salvamento em Praia de Tombo (Náutico); 05 Salvamentos em Praia intermediária (praia da Leste); 06 Salto de costeira/ Plano elevado/ travessia; 07 e 08 Salvamento Praia do Futuro; 09 Salvamento em rio (Caça e Pesca) e 10 Uso da Prancha/Salvamento em Lagoa (Cauipe)/Avaliação.

Em síntese, além de bombeiros militares de Fortaleza, também participam dos municípios de:  Aracati, Caucaia, Crateús. Itapipoca, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá. Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Tauá. Assim como do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) e Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) e Célula de Compras (CECOM).

Por fim, coube a coordenação do treinamento, o capitão Rodrigo Carneiro, comandante da 2ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento, e os instrutores: 1º tenente Theophilo, sargento Benevides, cabo Gama, cabo R Chaves, cabo Ary e soldado Leônidas.