Comando dos Bombeiros recebe visita de cortesia da CODES/SSPDS

30 de janeiro de 2023 - 10:23 #

Ascom CBMCE | Comando dos Bombeiros recebe visita de cortesia da CODES/SSPDS

Comando dos Bombeiros recebe visita de cortesia da CODES/SSPDS

Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realiza visita de cortesia ao Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Na manhã desta sexta-feira (27), na sede do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), o Comando-Geral da Corporação recebeu a visita da Coordenadoria de Defesa Social (CODES) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4).

A princípio, além dos votos de sucesso e boas vindas, a CODES/SSPDS aproveitou a oportunidade para ampliar o diálogo sobre os projetos sociais do Corpo de Bombeiros, como o Jovem Brigadista de Valor (JBV) e Projeto Saúde, Bombeiro e Sociedade (PSBS).

Como também, Participaram na reunião o Coordenador da CODES/SSPDS, o tenente-coronel Bernardo Aguiar, a major Sâmila Ribeiro e a Fran, assessora técnica. Nesse sentido, o comandante do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), o tenente-coronel Homero Catunda, também dialogou sobre o tema, pois estes projetos sociais estão sob seu comando. O tema surgiu por conta de demandas dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS).

O Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS)

O coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Ceará Cláudio Barreto colocou a corporação à disposição para ampliar o diálogo com a CODES/SSPDS  em prol  da sociedade cearense.

Os Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) são geridos pela Coordenadoria de Defesa Social (CODES) da SSPDS e têm como foco prioritário o fortalecimento dos laços de cooperação entre as comunidades e os órgãos responsáveis pela segurança pública. A criação de cada CCDS envolve um amplo processo de mobilização, sensibilização e estruturação comunitária, ensejando o desenvolvimento de diversas ações em prol da coletividade. “Os conselhos representam uma franquia social especial, com atribuições e vocações diferentes, e têm formas diversas de impactar na segurança pública e na cultura de paz. Eles têm a mesma estruturação e são coordenados pela SSPDS, através do Codes”, comenta o tenente-coronel Aguiar.

CCDS

O Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) é uma instituição formada pelos mais diversos segmentos representativos da sociedade de um bairro, cujo objetivo principal é participar, ativamente, da solução de problemas de segurança naquele território, apoiando e auxiliando a SSPDS. Por meio dos CCDS, os conselheiros podem indicar os focos de intranquilidade social, pontos críticos de criminalidade e sugerir o tipo de policiamento mais eficaz para o seu bairro.