27 de janeiro de 2023 - 17:35 #

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros corta árvore caída sobre veículo na Messejana

Salvamento 2 corta árvore caída sobre veículo na Messejana

Corpo dos Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) corta árvore sobre veículo, na tarde desta sexta-feira (27), uma árvore que caiu sobre um caminhão no bairro Messejana, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. O atendimento da ocorrência durou cerca de duas horas, incluindo o corte da árvore, amiudar os galhos cortados e a desobstrução do trânsito na Avenida Padre Pedro de Alencar.

A 2ª Companhia de Busca e Salvamento do CBMCE foi acionada, por volta das 12h50 desta tarde, por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS). Imediatamente, a guarnição de Busca e Salvamento 2 se deslocou até o local indicado e iniciou os trabalhos.

De acordo com o 1º tenente Jairo Severino de Sousa BRASIL, “ao chegar no local encontramos uma árvore caída em cima de um caminhão. Providenciamos o controle do tráfego até a chegada da autoridade de trânsito. Nesse sentido, oferecendo segurança tanto para nossa guarnição executar o trabalho, bem como, a dos transeuntes e veículos. Foi realizado o corte da árvore com o apoio da equipe de manutenção e poda da UrbFor. Utilizamos motosserras, motopoda e cabos para tracionar e direcionar a queda dos galhos e troncos. O veículo ficou com arranhões no teto e lateral esquerda do trator”, informou o comandante da guarnição de busca e salvamento 2, do quartel do Cambeba (2ªCia|BBS).

Corpo de Bombeiros corta árvore caída sobre veículo na Messejana

Em conclusão, toda a operação durou cerca de duas horas e foi protagonizada pelo 1⁰ tenente Brasil, o soldado Armando, o soldado Monteiro e o soldado Marques. Depois que o risco eliminado, a via pública foi desobstruída e o trânsito voltou a fluir normalmente.

Balanço

Conforme dados do CBMCE, em 2022, a corporação atendeu a 1.522 ocorrências de corte de árvores em perigo em todo território cearense. O resultado é quase o dobro daqueles registrados em 2021 (826 ocorrências), em 2020 (782) e em 2019 (839). Já em relação aos primeiros 27 dias do ano, os bombeiros militares atenderam a 118 ocorrências em todo Estado do Ceará.

O Corpo de Bombeiros informa ainda que as guarnições de busca e salvamento atuam somente nos casos de queda e risco iminente de queda de árvores. Já nos casos de manutenção de corte de árvore, o serviço é prestado pela Autarquia Municipal de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor).