2ª Companhia do 1º Batalhão comemora 51 anos de existência

24 de janeiro de 2023 - 17:08 #

Ascom CBMCE | 2ª Companhia do 1º Batalhão comemora 51 anos de existência

2ª Companhia do 1º Batalhão comemora 51 anos de existência

Bombeiros da 2ªCia/1ºBBM comemoram 51 anos de existência no Mucuripe

2ª Companhia do 1º Batalhão comemora 51 anos de existência. Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1).

O Comando-Geral do Corpo de Bombeiros do Ceará prestigia o 51º aniversário de bons serviços prestados a sociedade alencarina. Na manhã desta terça-feira, 24 de janeiro de 2023, se reuniu todo o efetivo da unidade para a realização de uma solenidade cívico militar.

Autoridades e personalidades presentes

Diversas autoridades civis e militares prestigiaram a iniciativa, onde podemos destacar o Coronel Comandante-Geral do CBMCE José Cláudio BARRETO de Sousa, o comandante do Comando de Bombeiros da Capital (CBC) o tenente-coronel Francisco GLEDSON Barbosa Rodrigues, o comandante do 1º Batalhão, o tenente-coronel José Leandro MARINHO, o comandante da 2ª Companhia e anfitrião, o tenente-coronel Cícero OSVALDO Pereira Zacarias, da comandante da 1ª Companhia, a tenente-coronel MÔNICA Pinheiro da Costa, o comandante da 3ª Companhia, o tenente-coronel Naum MAURICIO Gomes, o comandante da 5ª Companhia,  o tenente-coronel Francisco VALDYANO Rodrigues da Luz, o comandante da 6ª Companhia, o tenente-coronel Francisco CLÁUDIO de Oliveira, além do comandante da 7ª Companhia, o major FILIPI Ribeiro Cavalcante.

Homenageados

Abrilhantando o evento e em reconhecimento pelos serviços relevantes prestados a Unidade, foram homenageadas as seguintes autoridades militares: O capitão de mar e guerra Anderson Pessoa Valença, comandante da Capitania dos Portos do Ceará, foi agraciado com a medalha Capacete Bombeiro Militar, como também, o tenente-coronel policial militar Jânio Washington Camelo da Costa, comandante do 8º Batalhão da Policia Militar, também agraciado com a medalha Capacete Bombeiro Militar.

2ª Companhia do 1º Batalhão comemora 51 anos de existência

As seguintes personalidades civis foram homenageadas com a comenda Amigo do Bombeiro: O Senhor Francisco Fabiano Pinto Pessoa, do J Macedo; o Senhor Nazareno Santiago Britto, da Transpetro e a Senhora Cíntia Caroline de Sousa Albuquerque, do Pequeno Nazareno.

2ª Companhia do 1º Batalhão comemora 51 anos de existência

Também foram homenageados com a barreta Bombeiro Padrão, os seguintes bombeiros militares: 1º tenente BRUNO Aquino Moura Sampaio; o soldado Carlius MIDSON Duarte Lima; soldado CELINA Pereira Leal Neta e o soldado Raimundo Ednaldo da Silva MOTA.

2ª Companhia do 1º Batalhão comemora 51 anos de existência

Histórico da 2ª Companhia do 1º Batalhão – Quartel do Mucuripe

O embrião do que viria a ser o primeiro quartel do Mucuripe, se dá ainda na década de 60, ocasionado principalmente pelo aumento do crescimento populacional e o consequentemente número de ocorrências e sinistros. No intuito de melhorar e qualificar o serviço de bombeiro, principalmente nas ocorrências de incêndio e salvamento, o Governo do Estado a época, sancionou a Lei Estadual 7.065 de 30 de dezembro de 1963, lei esta que cria uma nova unidade de bombeiros em Fortaleza, determinando que fosse criado um quartel de bombeiro na região portuária da capital, no Mucuripe.

Porém, a construção do prédio só se efetivou na década seguinte, mais precisamente no dia 05 de janeiro de 1972, pelo Governador César Cals, vindo a se chamar originalmente de Posto de Bombeiros do Mucuripe, localizado na Av. Vicente de Castro s/nº, ao lado da Cia Docas, em uma região estrategicamente importante, pois abrangia não só a região portuária, mas também todo o complexo industrial existente na região.

Inicialmente, o quartel do Mucuripe foi formado com um efetivo total de 78 Bombeiros e 3 viaturas, sendo denominado de 3º Grupamento de Incêndio (3ºGI), primeira unidade fora do Quartel Central, tendo como seu primeiro Comandante o Capitão Adonhyram de Sá Barbosa. (Trechos retirados da obra “História do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará”, de autoria do Capitão José Luciano Viana do Nascimento).

No dia 10 de outubro de 1995, foi transferido todo o efetivo do Salva-mar (salvamento aquático) do 1º GI (quartel central) para o 3ºGI, passando este quartel a realizar a importante missão de intensificar e qualificar as atividades do serviço de guarda-vidas na orla marítima da praia do futuro. O 3ºGI foi renomeado como 2ª Seção de Bombeiros do 1º Grupamento em 2004 (2ªSB/1ºGB) e, posteriormente, teve sua designação alterada para Quartel de Bombeiros do Mucuripe/Núcleo de Bombeiros Litorâneo em julho de 2007.

Em seguida a terminologia foi mudada para Núcleo de Bombeiro Metropolitano-NBM. Após a inauguração do novo prédio em 09/04/2018, o quartel agora tem uma estrutura reformulada, com mais de 1300m² de área total, um espaço moderno, amplo e confortável vindo a substituir a antiga sede, que também operava na região, mas já com a estrutura deteriorada.

O prédio dispõe de efetivo total de 106 profissionais, abrigando 2 Seções, sendo 36 bombeiros (Combate a incêndio), 69 bombeiros (1ª CSMAR) e 1 administrativo civil, além de 31 viaturas, compreendendo entre 02 motos, 02 viaturas administrativas, 04 viaturas 4×4, 03 Botes Infláveis, 07 moto aquática, 02 reboques, 09 quadriciclos, 01 ABT e 01 ABTS, com capacidade para 4 mil litros de água.

A unidade do Mucuripe contempla 22 bairros da Capital, incluindo quase toda a rede hoteleira, alguns dos principais shoppings, cerca de 20 indústrias, o parque de tancagem, toda a orla da Beira Mar, grande parte do litoral de Fortaleza e os principais bairros que contém as edificações verticais da cidade. Com seus 51 anos de fundação o Quartel do Mucuripe traz em sua bagagem inúmeras ocorrências marcantes em nossa cidade: Incêndio na empresa Shell, nacional Gás Butano e desabamento do Edifício Andreas, um elevado número de vidas alheias salvas e muitas riquezas recuperadas.

Atualmente comandado pelo Tenente-Coronel Cícero Osvaldo Pereira Zacarias, a história do quartel do Mucuripe é repleta de atos de bravura perpetuados por nossos bravos bombeiros que em cada ocorrência demonstram toda a sua aptidão, coragem e abnegação com o serviço Bombeiro Militar

Vidas alheias e riquezas salvar!