22 de janeiro de 2023 - 14:00 #

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros forma a IV Turma de Brigadista do Ministério Público Estadual (MPCE)

Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do Corpo de Bombeiros forma a IV Turma de Brigadista do Ministério Público Estadual (MPCE)

O Governo do Estado do Ceará por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará  forma IV Turma do Ministério Público Estadual (MPCE) com vinte e três brigadistas.

A princípio em 2022, o Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) ministrou 600 horas na formação de brigadas contra incêndio.

O Curso de Brigada do CTDH

O curso é coordenado pelo Capitão Marcos Pereira. Os instrutores são o subtenente Haroldo Lima, o subtenente Reginaldo Ximenes e o sargento Frederico. Além do apoio logístico do subtenente Maciel e subtenente C. Adriano.

O Ministério Público Estadual (MPCE), na semana de 16 a 20 de Janeiro 2023, formou mais uma Brigada Contra Incêndio com carga horária de 20h aulas. A certificação é reconhecida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. A única instituição no Brasil com essa capacitação, conforme a Norma Técnica que regulamenta e disciplina as Brigadas de incêndio no Estado do Ceará.

Os Brigadistas são capacitados para fazer combate ao princípio de incêndio, são adaptados em local confinado e simulado com fumaça, além de evacuação, resgate de vítimas em local sinistrados. Os alunos são habilitados a reconhecer e fazer o atendimento inicial em uma Parada Cardíaca, controle de hemorragia, queimaduras, fraturas, luxação, entorse, imobilização e a utilização do Desfibrilador externo automático – DEA.

O comandante do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano-CTDH, o Tenente Coronel Homero Catunda mantém essa Gestão de Treinamentos para as instituições públicas, estaduais, federais e municipais. Sem fins lucrativos. No ano de 2022 foram formados 627 Brigadistas formados. Em 2023 com a I turma, contabilizamos 650 brigadistas, com a filosofia de Vidas alheias e riquezas salvar.