Batalhão de Segurança Patrimonial completa 26 anos em prol da segurança do patrimônio público

16 de janeiro de 2023 - 20:07 #

Ascom SSPDS | Batalhão de Segurança Patrimonial completa 26 anos em prol da segurança do patrimônio público

Todos os prédios públicos do estado do Ceará, sejam eles pertencentes ao Poder Executivo, Legislativo ou Judiciário, têm uma coisa em comum: são guarnecidos por policiais e bombeiros militares do Batalhão de Segurança Patrimonial (BSP), que, nesta segunda-feira (16), completa 26 anos de criação.

Hoje, o efetivo do BSP conta com 1.091 homens distribuídos por diversos municípios. Conforme o tenente-coronel, são policiais e bombeiros militares que já cumpriram suas missões e retornam para contribuir ainda mais com a sociedade. Eles, então, deixam a reserva e passam a fazer parte da ativa novamente. Já os bombeiros podem ser revertidos para a PMCE ou como especialista em sua área de atuação.

Foi o caso do subtenente do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Elionilton Gomes, de 60 anos, que ingressou na corporação em 1986. Após 30 anos de contribuição e três anos na reserva, ele voltou a servir à sociedade no Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), onde antes trabalhava no setor operacional e, agora, está na área administrativa. “Aqui, reencontramos os antigos amigos, vivemos novas experiências, aprendemos com os mais novos, transmitimos o que aprendemos ao longo da nossa carreira e damos aquela força para que os mais jovens percorram a mesma trilha que nós traçamos nos últimos 30 anos”, enfatiza.

A trajetória é semelhante a do subtenente José Ivanildo Britto, também de 60 anos. Servindo ao BSP há cinco anos e no BBS desde 1982, ele espera poder contribuir ainda muito mais tempo para a sociedade no seu quartel de origem. “A sociedade nos vê como pessoas experientes. Passamos essa segurança para a população. A transmissão da experiência é muito importante”, enfatiza.

Requisitos

O tenente-coronel Humberto Filho explica que, para ingressar no BSP, o militar deve preencher uma série de requisitos. O servidor não pode ter mais de cinco anos na reserva e nem ter ido para a reserva como reformado. Também é necessário realizar uma série de exames de saúde que atestem que o militar está fisicamente apto para as funções. Além disso, a pessoa não pode responder a nenhum procedimento administrativo nem estar cumprindo pena. O limite de idade para permanência no BSP é de 70 anos.

Vidas alheias e riquezas salvar!