1ª promoção a tenente-coronel do quadro de oficiais da administração do Corpo de Bombeiros do Ceará

13 de janeiro de 2023 - 12:28 #

Ascom CBMCE | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra | 1ª promoção a tenente-coronel do quadro de oficiais da administração do Corpo de Bombeiros do Ceará

1ª promoção a tenente-coronel do quadro de oficiais da administração do Corpo de Bombeiros do Ceará

Na manhã desta sexta-feira, 13 de janeiro de 2023, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), prestou homenagem ao tenente-coronel Moisés Gonçalves Rodrigues, primeiro oficial do quadro de oficiais da administração (QOA) da corporação a ser promovido a este posto. A homenagem ocorreu no salão nobre do Casarão Vermelho, sede do Comando-Geral da corporação.

Diploma Missão Cumprida

“Em reconhecimento ao profissionalismo e abnegação do tenente-coronel Moisés Gonçalves Rodrigues que cumpriu suas missões através do tempo de serviço cedido a esta corporação”, Diploma Missão Cumprida.

1ª promoção a tenente-coronel do quadro de oficiais da administração do Corpo de Bombeiros do Ceará

Homenagem

O tenente-coronel Moisés recebeu das mãos do coronel comandante-geral Cláudio Barreto, o coronel comandante-geral adjunto Wagner Maia e do comandante do centro de treinamento e desenvolvimento humano (CTDH), o tenente-coronel Homero Catunda, homenagens, que também contou com a presença e testemunho da sua família.

Publicação da promoção do tenente-coronel Moisés Gonçalves Rodrigues

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO | SÉRIE 3 | ANO XV Nº003 | FORTALEZA, 04 DE JANEIRO DE 2023 – Página 130

A GOVERNADORA DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições que lhe confere o art. 88, inciso IX, da Constituição Estadual, e de acordo com os art. 3º, inciso V e §5º, art. 4º e 23, caput, § 11, todos da Lei Estadual nº 15.797, de 25 de maio de 2015, c/c o art. 16, caput, 16-A e 16-B, do Decreto Estadual nº 31.804, de 20 de outubro de 2015, e considerando a decisão da Comissão de Promoção de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará – CPO, devidamente registrada em Ata, datada de 30 de maio de 2022 e, publicada no Boletim do Comando-Geral nº 111, datado de 10 de junho de 2022, e tendo em vista o teor do processo nº 04424255/2022 – VIPROC, RESOLVE: PROMOVER, pela Modalidade Requerida, ao posto de TENENTE-CORONEL do Quadro de Oficiais da Administração Bombeiro Militar – QOABM, o Major QOABM MOISÉS GONÇALVES RODRIGUES, matrícula funcional nº 053.689-1-X, a contar de 01 de junho de 2022. PALÁCIO DA ABOLIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 30 de dezembro de 2022.

Maria Izolda Cela de Arruda Coelho
GOVERNADORA DO ESTADO DO CEARÁ
Adriano Sarquis Bezerra de Menezes
SECRETÁRIO EXECUTIVO DE GESTÃO DA SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO
Sandro Luciano Caron de Moraes
SECRETÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
*** *** ***

De acordo com o tenente-coronel Moisés, “agradeço a minha família e aos amigos, praças e oficiais, pois em nossa caminhada, por onde passei, todas as portas se abriam, e hoje chegamos ao topo da nossa carreira, abrindo portas para todos que se seguirão”, de modo emocionado comentou o 1º tenente-coronel QOA do CBMCE.

Assim como, em suas palavras, o coronel comandante-geral Cláudio Barreto, “que todos os bombeiros da reserva sejam sempre, todos muito bem-vindos a sua caserna, tenente-coronel Moisés, a casa é vossa, e sempre estará aberta para o amigo vim nos visitar e tomar aquele cafezinho, o povo cearense agradece os seus quase trinta e cinco anos de muita labuta, perseverança e vidas alheias e riquezas salvar”, declarou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

1ª promoção a tenente-coronel do quadro de oficiais da administração do Corpo de Bombeiros do Ceará

O Batismo

O batismo é um rito, feito normalmente com água sobre o iniciado através da imersão, efusão ou aspersão. Este rito de iniciação está presente em vários grupos, religiosos ou não, onde destacam-se os cristãos. Existem vários tipos de batismo, como o das Águas, do Espírito Santo, de Jesus, de Sangue. Contudo, neste caso específico, o nosso batismo que já é tradição, significa um rito de passagem, assim como, de modo simbólico, representam bênçãos de consagração, por mais uma etapa cumprida, boas vindas e proteção a este novo momento da carreira.

1ª promoção a tenente-coronel do quadro de oficiais da administração do Corpo de Bombeiros do Ceará

O batismo do tenente-coronel Moisés ocorreu no pátio externo da corporação, na Rua Oto de Alencar, 215, Jacarecanga, e foi prestigiado por familiares, oficiais, praças, amigos e pelo coronel comandante-geral José Cláudio Barreto de Sousa. Celebrando assim a sua passagem para a reserva remunerada.

1ª promoção a tenente-coronel do quadro de oficiais da administração do Corpo de Bombeiros do Ceará

O posto de tenente-coronel do quadro de oficial da administração (QOA)

O então Governador Camilo Santana, sancionou e publicou no Diário Oficial do Estado a Lei Nº18.011, que cria essa possibilidade do policial e bombeiro militar, indo na requerida chegar ao posto de Tenente-Coronel.

No artigo 19 da lei deixa claro o proposito “Os Quadros de Oficiais de Administração – QOA, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar serão constituídos de Segundos Tenentes, Primeiros Tenentes, Capitães, Majores e Tenentes Coronéis.

Parágrafo único. O posto de Tenente Coronel QOA será reservado exclusivamente à promoção na modalidade requerida, na forma do art. 23 da Lei n.º 15.797, de 25 de maio de 2015”

Assim como, está na lei é no paragrafo 11. A cada semestre será concedida 1 (uma) promoção na modalidade requerida aos postos de Tenente Coronel QOAPM e QOABM, em data e segundo procedimento e critérios previstos em decreto do Poder Executivo.

Por fim, o tenente-coronel Moisés Gonçalves Rodrigues entra para a História do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará como o primeiro oficial do Quadro de Oficiais da Administração Bombeiro Militar – QOABM, a lograr êxito, ser promovido ao referido posto e ir para a sua tão merecida reserva remunerada.

1ª promoção a tenente-coronel do quadro de oficiais da administração do Corpo de Bombeiros do Ceará

com a devida continência de estilo o tenente-coronel Moisés, após quase 35 anos de bons serviços prestados ao povo cearense, saúda o coronel comandante-geral Cláudio Barreto, último ato antes de sua merecida reserva remunerada. 

Vidas alheias e riquezas salvar!