Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio apresenta balanço de 2022

9 de janeiro de 2023 - 15:03 #

Ascom CBMCE | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Cepi balanço 2022

Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) – Apresenta balanço de 2022

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) apresenta balanço de suas atividades em 2022.

O Comando de engenharia é responsável pelas fiscalizações de segurança contra incêndio. Após levantamento de dados junto ao Sistema de Controle de Vistorias (SCAT), identificou um  número crescente de serviços técnicos realizados, O CEPI além das fiscalizações na área técnica, também realiza inspeções fiscalizadoras demandadas pelo Ministério Público, realiza operações conjuntas com equipes da Prefeitura de Fortaleza, Agência Nacional de Petróleo e as operações integradas com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), verificando estabelecimentos irregulares, prevenindo e inibindo diversos crimes. Os serviços técnicos apresentaram os seguintes dados:

CEPI BALANÇO 2022

Fonte: SCAT/COTIC – Coord. de Tecnologia da Informática e Comunicação/SSPDS

A princípio, os dados de 2022, observamos que nos serviços de análises de projetos houve um incremento de 12,87% nesse setor, ou seja, aquelas edificações com mais de 750m2 de área construída. Nas vistorias técnicas realizadas, entre 2021 e 2022, um incremento de mais de 26,08% nessa atividade, traduzindo em maior segurança esse crescimento no percentual de edificações vistoriadas e certificadas.

Fiscalização

O CBMCE, além das vistorias que realiza nas edificações para a emissão do documento que se chama CERTIFICADO DE CONFORMIDADE, realiza periodicamente fiscalizações para verificação da documentação e dos sistemas preventivos. Quando da ausência desses itens, são aplicadas algumas sanções, dentre elas notificações, multas, embargos ou no limite interdições. Tudo em prol da garantia da segurança dos clientes e funcionários no estabelecimento.

Legislação

A luz do Artigo 4°, parágrafo 2°, inciso I e III da portaria 182/2020 do CMDO/CBMCE.

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi)

A princípio, o Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) é o órgão de execução programática responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações. Desde 19 de fevereiro de 2019, a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) passou a se chamar Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), por força do Decreto Estadual nº 32.978.

Vidas alheias e riquezas salvar!