6 de janeiro de 2023 - 09:22 #

Ascom CBMCE | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Corpo de Bombeiros debelou 5.214 incêndios em vegetação em 2022

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) apagou 5,214 incêndios em vegetação em todo território cearense, em 2022. A estação seca, durante os últimos quatro meses de cada ano, tradicionalmente requer uma maior atenção.

“Nos três últimos meses do ano, verificamos um aumento significativo em incêndios em vegetação. Isso ocorre em decorrência de três fatores: os aumentos da temperatura, superior a 30 graus celsius, e, da velocidade do vento, superior a 30 km/h, e, a baixa umidade do ar, inferior a 30%. Então, as pessoas que queimam o terreno, ou o lixo, podem perder o controle das chamas, que acaba atingindo escolas, indústrias e residências”, alerta o comandante da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Itapipoca, o tenente-coronel Mardens Vasconcelos.

De acordo com o tenente-coronel, diferente do que ocorre com os estoques de algodão, “a combustão espontânea em vegetações se trata de um mito, tendo boa parte da origem desses acidentes na ação humana”. “A nossa recomendação ao agricultor é que, ao realizar a coivara (pôr fogo no terreno para adubá-lo com cinzas), observe a direção do vento e tente realizá-la em horas de dia com a temperatura mais amena. Além disso, é importante executá-la observando uma faixa de segurança (aceiro)”

Corpo de Bombeiros debelou 5.214 incêndios em vegetação em 2022

Prevenção, siga as recomendações!

Em nenhuma hipótese, a população deve tentar apagar incêndios, para que não ocorram acidentes. “Ao avistar um incêndio, as pessoas devem ligar imediatamente para o número 193, que é o nosso canal de atendimento”, recomenda o tenente-coronel Mardens. “Sem o preparo físico, o conhecimento adequado e os equipamentos necessários, fatalmente essas mesmas pessoas acabam se tornando vítimas dos incêndios em vegetação”.

Por fim, o tenente-coronel orienta nunca jogar uma fonte de calor na vegetação e, para as pessoas que viajam, é fundamental evitar jogar lixo pela janela do carro. “Ele poderá servir de alimento para o fogo”, adverte. Em hipótese alguma, deve-se soltar balão, pois estes também são um dos maiores causadores de queimadas e, em caso de acampamentos, a fogueira precisa ser feita longe da vegetação e perto de um rio, “para que centelhas de fogo não iniciem um incêndio florestal”, recomendou.