2ª Companhia de Busca e Salvamento comemora 7 anos de vidas alheias e riquezas salvar

20 de dezembro de 2022 - 18:32 # #

Ascom CBMCE | 2ª Companhia de Busca e Salvamento comemoram 7 anos de vidas alheias e riquezas salvar | Texto: 1º tenente Bruno Torquato de Sousa

Bombeiros Militares da 2ª Companhia de Busca e Salvamento (2ªCBS/BBS) comemoram 7 anos de bons serviços prestados a sociedade alencarina

A 2ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento comemora 7 anos de bons serviços prestados na Área Integrada de Segurança 3, 7 e 13 (AIS 3, AIS 7 e AIS 13).

Na manhã desta terça- feira (20), os Bombeiros Militares da 2ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento realizaram uma cerimônia alusiva ao seu aniversário de 7 anos. Na ocasião foi realizado um Passeio Ciclístico e a entrega de barretas e medalhas aos militares que se destacaram neste ano de 2022.

Homenagem

Na solenidade foram agraciados os militares que prestaram relevantes serviços à Corporação quer no campo operacional como administrativo, notabilizando-se por um elevado padrão de desempenho, bem como, àqueles que tenham se destacado em operações BM de grande vulto, demonstrando espírito de solidariedade, amor, abnegação e compromisso com a causa bombeirística.

A condecoração de Bombeiro Padrão foi recebida pela 1º Tenente Clélia do Rego Batista, 1º Tenente Bruno Torquato de Sousa, Soldado Eduardo Carneiro Ramos e Soldado Paulo Henrique Souza Fonseca, bem como, na oportunidade, foram agraciados com a barreta de machadinha simbólica o Sub Tenente José Airton Gonçalves Marinho e o Soldado Gleison Costa da Silva.

A solenidade contou com a presença do Tenente Coronel Joilton Moura de Menezes, Comandante do Batalhão de Busca e Salvamento e demais Oficiais pertencentes ao referido Batalhão.

Histórico

No dia 21 de Dezembro de 2015, a primeira guarnição do salvamento 02 começa sua atuação efetiva na região sudeste de Fortaleza, cobrindo as Áreas Integradas de Segurança 3 e 7 e os municípios de Eusébio e Aquiraz, abrangendo uma área de cerca de 659 Km² e atendendo aproximadamente 550 mil pessoas. Naquela época o Quartel do Cambeba funcionava como posto avançado da 1ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento. No segundo semestre do ano de 2016, o Quartel do Cambeba passa a ser reconhecido como a 2ª Companhia de Busca e Salvamento, contando com um efetivo próprio.

Companhia Especializada

Em Agosto de 2021, o atual comandante do Batalhão de Busca e Salvamento, TC Joilton Moura de Menezes, demonstrou a intenção de tornar a 2ª Companhia de Busca e Salvamento na Companhia especializada em Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

tenente-coronel Joilton Menezes, comandante do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS)

De acordo com o capitão José Roberto Silva do Rego, “a companhia atualmente dispõe do efetivo especializado no Nível Básico de BREC, além de diversos materiais de sapa utilizados para remoção de escombros e manuseio de cargas pesadas em situações de ocorrências que envolvam colapso estrutural, bem como equipamentos tecnológicos como a Câmera Esférica (First Look 360°) e o Detector de Vida (Delsar), que são importantes equipamentos que auxiliam na localização de vítimas presas em estruturas colapsadas”, declarou o comandante da 2ª Companhia de Busca e Salvamento do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS).

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará parabeniza o Quartel da 2ª CBS/BBS pelo seu aniversário e pelo bom serviço prestado à população local e da região, desejando ainda mais hesito nas missões vindouras, com muito mais Vidas Alheias e Riquezas Salvar.