9 de dezembro de 2022 - 08:12 #

Ascom CBMCE | 4ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar - Quixeramobim

Bombeiros Militares de Quixeramobim apagam incêndio em casarão

Corpo de Bombeiros apaga incêndio em edificação pública de Quixeramobim. Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20).

De acordo com o capitão Francisco Anderson Alves QUINTELA, “os bombeiros de Quixeramobim foram acionado para conter um incêndio nas dependências de uma edificação pública, o fato ocorreu na noite desta quinta-feira (08), por volta das 21h45min desta quinta-feira”, informou o oficial.

Informações preliminares relatam que populares que estavam na praça da Rua Doutor Álvaro Fernandes, no Centro de Quixeramobim, perceberam as chamas e bastante fumaça saindo das dependências de um casarão. Estes forçaram a entrada, fizeram um primeiro combate através de baldes com água e acionaram os bombeiros militares. Como também, após a chegada do socorro, durante o reconhecimento,  se verificou que o incêndio iniciou na sala de recepção no andar térreo do casarão.

A edificação sinistrada é um casarão histórico e centenário e com muito material combustível, incluindo o próprio assoalho do andar superior da edificação, que é inteiro de madeira. Diante de tal cenário a guarnição de serviço, de forma bastante competente e ágil conseguiu debelar as chamas em poucos minutos e utilizando apenas 100 litros de água evitou que o fogo se alastrasse para os outros compartimentos do prédio.

O combate e o rescaldo

A princípio, foram utilizados cerca de 100 litros de água para o combate e rescaldo do incêndio. Foi armada uma linha direta de ataque com mangueiras e esguicho de 1 e 1/2 polegadas a partir do corpo de bomba da viatura auto bomba tanque 52 (ABT 52).

Corpo de Bombeiros apaga incêndio em edificação pública de Quixeramobim

Ao entrar no ambiente sinistrado, se verificou que o incêndio sinistrou uma instalação de enfeite natalino. Contudo, somente uma perícia para se saber as causas de modo técnico científico. No momento do sinistro, não havia ninguém no local, não houve vítima, somente danos materiais: Armário, sofá, e itens natalinos que se encontravam na sala da recepção, além deum gelágua, dois ventiladores, uma galeria de quadros e algumas cadeiras.

Ao realizar o rescaldo a guarnição de serviço encontrou na sala atingida vários enfeites de Natal , que estavam sendo utilizados na ornamentação da cidade e o fogo já passando para o piso de madeira do andar superior da edificação. Outro ponto bastante interessante se deu no confinamento do incêndio, fato que ajudou a não alastrar o fogo para outros compartimentos, pois todas as portas do cômodo atingido estavam com suas portas fechadas.

Por fim, pela 4ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros, atuaram no incêndio: Capitão Quintela, tenente Pinheiro, subtenente Lopes, soldado Da Silva, soldado Alysson, soldado Jucimar, soldado Holanda e soldado Rômulo. Na viatura ABT 52.