Corpo de Bombeiros apaga incêndio de residência em Sobral

5 de dezembro de 2022 - 19:11 #

Ascom CBMCE | 1ªCia/3ºBBM - Sobral

Corpo de Bombeiros apaga incêndio de residência em Sobral

Bombeiros Militares de Sobral apagam incêndio de residência 

Corpo de Bombeiros apaga incêndio de residência em Sobral. Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14).

A princípio, por volta das 11h40min da manhã desta segunda-feira (5), os bombeiros militares de Sobral foram acionados para apagar um incêndio em residência na rua Doutor Giovane Carneiro, no bairro Colina Boa Vista, em sobral. Como também, os bombeiros da 1ª Companhia do 3º Batalhão foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) de Sobral.

De acordo com o tenente Roberto, “no reconhecimento verificamos que o fogo se encontrava confinado em um quarto, no qual queimou alguns moveis”, informou. “Assim como, para debelar as chamas, foi armada uma linha direta de ataque com o uso de uma mangueira de 1 e 1/2 polegadas. foram utilizados cerca de 200 litros de água para o combate e o rescaldo”, declarou o comandante do socorro.

Corpo de Bombeiros apaga incêndio de residência em Sobral

Contudo, foi constatado que um lado da parede do quarto apresentou rachaduras, possivelmente em virtude da alta temperatura do fogo. Além do banheiro que também foi atingido pelas chamas. Por fim, a instalação elétrica dos dois compartimentos atingido pelo fogo ficaram danificados. Conforme informações do morador da residência, o incêndio pode ter sido ocasionado por um ventilador que se encontrava sobre uma cama, provavelmente ligado na tomada. Não houve vítima.

Em síntese, atuaram na ocorrência:  Tenente Roberto, sargento Wanderson, soldado Thaylan,  soldado Anderson e soldado Camelo. Na viatura AT 18.

Balanço dos incêndios em residências

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) já apagou 1.079 incêndios em residências, entre janeiro e novembro de 2022. No período, foram registrados 825 incêndios em residências unifamiliares e 254 incêndios em residências multifamiliares. Ainda conforme o balanço, em 2022, a corporação já superou os anos de 2019, 2020 e 2021 que atendeu respectivamente, 935, 1.040 e 1.020 incêndios em residências.Corpo de Bombeiros apaga incêndio de residência em Sobral

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) do CBMCE, reconhece como “residência unifamiliar” uma edificação com uma única unidade construída, enquanto “residência multifamiliar” quando mais de uma unidade (condomínio de casas ou apartamentos) é relacionada. Os óbitos, nesse tipo de ocorrência, ocorrem pela exposição às chamas, inalação de gases ou em decorrência de queimaduras.

A perícia é o método indicado para esclarecer as condições e os fatores envolvidos nas ocorrências de incêndio. Conforme o Anuário da Associação Brasileira de Conscientização para Perigos, em 2020, 80% dos incêndios residenciais foram provocados por curtos-circuitos na rede elétrica.

Eletrônicos como ventiladores e ares-condicionados estão no topo dos itens que mais ocasionam incêndios residenciais. Alguns dos outros itens da lista são: carregadores de celular, extensões elétricas, vazamentos de gás de cozinha, panelas esquecidas ao fogo e velas acesas no interior de residências.

Manutenção e cuidados

O Corpo de Bombeiros orienta a população a realizar manutenção da rede elétrica uma vez a cada cinco anos, evitar ligar vários aparelhos no mesmo ponto da tomada e nunca carregar celular apoiado em sofá, cama, colchão ou travesseiros. É importante, ainda, retirar o celular da tomada após a carga completa e, ao sair de casa, desligar o registro do gás de cozinha e todos os equipamentos elétricos.

Vidas alheias e riquezas salvar!