26 de novembro de 2022 - 17:09 #

Ascom CBMCE | 1ªCia/1ºBBM - Quartel Central

Bombeiros do Quartel Central apagam incêndio em veículo

Uma guarnição da 1ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (1ªCia/1ºBBM) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) apagou, na manhã deste sábado (26), um incêndio em uma Kombi. A ocorrência foi registrada na Avenida Francisco Sá, no Bairro Barra do Ceará. Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza.

Por volta de 7h35, o 1º socorro do Quartel Central (1ªCia/1ºBBM) foi acionado, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), para atender a uma ocorrência de incêndio em veículo. Imediatamente, a guarnição se deslocou até o local apontado e se deparou com um veículo em chamas próximo a uma residência e a fiação elétrica de um poste de passeio.

Relatos preliminares do condutor do veículo

“Quando chegamos no local o veículo se encontrava em chamas e parado em frente ao poste, ao falar com o proprietário, nos foi informado que o veículo vinha descendo a rua em chamas e o mesmo não conseguiu pará-lo, sendo necessário saltar dele em movimento, o mesmo e o filho que se encontravam dentro do veículo, após saltarem o veículo parou quando bateu em um poste, não causou danos a estrutura, pois o veículo estava em baixa velocidade”, resumiu o 1º tenente Luiz Júnior.

Do combate e rescaldo

De acordo com informações do 1º tenente Luiz Antônio de Oliveira Junior, comandante do socorro, “foi armada uma linha de ataque para extinção do fogo, tomando os devidos cuidados os combatentes se aproximaram pela lateral do veículo, usando inicialmente o jato neblinado, após a contenção do fogo foram se aproximando mais e mudando o tipo de jato para fazer a extinção do fogo”.

Corpo de Bombeiros apaga incêndio em veículo na Barra do Ceará

Após a extinção do fogo foram empregadas as técnicas de rescaldo padrões para garantir que não haveria reignição.

A guarnição do 1º socorro que atendeu a ocorrência for composta pelo: 1º tenente Luiz Júnior, cabo Adriano, soldado Vasconcelo, soldado Dourado, soldado Muniz e soldado Vanessa, na viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 03 (ABTS 03).

Balanço

Em síntese, em 2022, entre janeiro e outubro, o CBMCE apagou 340 incêndios em veículos. Enquanto no ano de 2021, foram atendidos 336 incêndios em veículos em todo o território estadual. Os balanços de 2022 e 2021, são inferiores, aos anos de 2019 e 2020, quando a corporação apagou 412 e 396 incêndios em veículos, respectivamente.