19 de novembro de 2022 - 11:46 #

Texto: Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Corpo de Bombeiros atua em ocorrência com gás de cozinha

Bombeiros Militares do Mucuripe atuam em ocorrência com gás de cozinha

Corpo de Bombeiros atua em ocorrência com gás de cozinha. Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7).

A princípio, por volta das 07h58 da manhã deste sábado, (19), os bombeiros militares foram acionados para uma ocorrência de incêndio em residência na Rua Marcelo Réis, no bairro: Edson Queiroz, em Fortaleza.

Imediatamente após o acionamento pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) se deslocaram para o local da ocorrência.

De acordo com a 1º tenente Aline Costa de Lima, “a ocorrência chegou como incêndio em residência, mas no local verificamos que foi ocorrência com gases”, relatou a comandante do socorro.

O reconhecimento e tratativas

Inicialmente, quando o socorro chegou no local, os populares já haviam colocado os 2 (dois) botijões de gás de cozinha P13 para fora da residência. Conforme a Senhora Lucineida da Silva Pereira, “durante a cocção de dois perus houve um vazamento descontrolado dos 2 botijões que estavam conectados aos dois fornos. Ao perceber o vazamento, desligou as gerais de energia e gás, colocou para fora de casa e acionou o corpo de bombeiros”, informou a Senhora que trabalha no local.

A senhora realizou todos os procedimentos preventivos corretos e não se feriu.

Dados: 1 freezer; 1 forno industrial grande; 1 forno industrial pequeno; 1 garrafa termina de plástico; 1 bacia de plástico; 1 aspirador de pó. Além da parede, teto e pintura da área de armazenamento e cocção dos alimentos, como também, da Instalação elétrica de toda a residência.

Por fim, coube a guarnição realizar o rescaldo.

Prevenção

Ao final, o proprietário foi orientado a procurar o Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) para se regularizar. Considerando que o proprietário está começando um pequeno negócio, de fornecimento de quentinhas. Como também, foi adiantado a necessidade de aquisição e instalação de preventivos essenciais e indispensáveis. Como também atenção a Legislação contra incêndio.

A legislação prevê que o gás de cozinha deve ser instalado em outro local ao do seu uso, justamente para se evitar situações como esta que poderia ter tido outro final com consequências além dos danos materiais.

O proprietário também ficou de acionar um engenheiro eletricista para providenciar a instalação elétrica adequada ao local

Atuaram na ocorrência: 1° tenente Aline, subtenente Iran (Adjunto), subtenente Pádua (aluno do CHO), soldado Ronilson e soldado Mota (COV).