Homenagem aos 28 anos de serviço da Turma de Soldados Guarda-vidas de 1994

18 de novembro de 2022 - 08:45 #

ASCOM CBMCE | Guarda-vidas

Homenagem aos 28 anos de serviço da Turma de Soldados de Fileira de 1994

Homenagem aos 28 anos de serviço da 1ª Turma de Guarda-vidas do Ceará

Há 28 anos, 120 soldados de fileiras iniciavam o Curso de Formação de Soldados Guarda-vidas (CFSDGV), a compor o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Entre 18 de novembro de 1994 e 12 de maio de 1995, os então recrutas de soldados guarda-vidas receberam a formação de 497 horas/aulas, sendo divididos em dois pelotões que em revezamento se alternavam entre a Escola de Formação e Adestramento de Bombeiros (ESFAB), no bairro: José Walter e o então quartel do 1º Grupamento de Incêndio, no bairro: Jacarecanga. Na Área Integrada de Segurança 1 e 9 (AIS 1 e 9).

Nesta sexta-feira, 18 de novembro de 2022, essa turma completa 28 anos de início de curso, uma trajetória de muitas alegrias, tristezas, esperança, amizades, alguns combateram o bom combate, in memoriam, e outros se despediram da corporação indo para reserva e a maioria continuam na labuta, parabéns aos bombeiros militares turma de 1995.

In memoriam

In memoriam: Subtenente Fernandes; Subtenente Alberto; Subtenente Ribamar; Soldado P. Sérgio; Soldado Winston; Soldado Vlalberto.

“combati o bom combate da fé. Tomei posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas”, (1 Timóteo 6:12).

Homenagem aos 28 anos de serviço da Turma de Soldados de Fileira de 1994

Até hoje, a maior turma de soldados guarda-vidas da história do Corpo de Bombeiros do Ceará, que conseguiram concluir o pesado e estafante curso de Guarda-vidas. Como também, um dos mais difíceis da corporação. Infelizmente, 10 (dez) recrutas não conseguiram superar os desafios. Mas 110 conseguiram se formar e ao longo destes 28 anos de bons serviços fizeram e fazem história ao prestarem os serviços de guarda-vidas. Ao longo desse período salvaram cerca de 10 mil vidas, além de tantas crianças perdidas encontradas, resgates de animais, atendimento pré-hospitalar e muitas prevenções que salvam vidas. Estimamos em cerca de 500 mil prevenções.

Prevenir é salvar!

A princípio com este efetivo se criou a 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar), na Praia do Futuro, e, posteriormente, a 2ª Companhia de Salvamento Marítimo (2ªCSMar), em Caucaia.

Homenagem aos 28 anos de serviço da Turma de Soldados de Fileira de 1994

Homenagem aos 28 anos de serviço da Turma de Soldados de Fileira de 1994

28 anos de vidas alheias e riquezas salvar!