6 de novembro de 2022 - 21:48 #

Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra | Ascom CBMCE

Corpo de Bombeiros apaga incêndio em residência no Amadeu Furtado

Corpo de Bombeiros apaga incêndio em residência no Amadeu Furtado, Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6).

A princípio, por volta das 20h15, da noite deste domingo, 6 de novembro, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) foi acionada pelo número 193. Imediatamente despachou a ocorrência para o 1º Socorro do Quartel Central (1ªCia/1ºBBM) para atender um incêndio em residência na Rua Nelson Machado, no bairro Amadeu Furtado. AIS 6.

O reconhecimento

De acordo com o 1º tenente Aurélio Almeida, “chegando no local, não havia ninguém dentro da casa, o proprietário não soube informar o que causou o incêndio, porém, populares comentaram que o poste de energia elétrica da rua estava em curto-circuito, e, após alguns minutos avistaram a casa com muita fumaça”, declarou o comandante do socorro.

O combate e rescaldo

Inicialmente foi estabelecido um combate ofensivo por meio do estabelecimento de uma linha de ataque direto, a partir do corpo de bomba da viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 03 (ABST 03). Em pouco minutos o incêndio foi debelado. Contudo, foram consumidos cerca de 2 mil litros de água no combate e rescaldo do incêndio.

Danos

Danos materiais: Geladeira; Guarda roupa; Fogão; Microondas; Utensílios de cozinha, do quarto e banheiro.

Dano estrutural: Todo telhado ficou comprometido, onde parte desabou, além de uma parede de gesso que dividia os dois únicos ambientes da residência sinistrada em área aproximada de 3 x 5 m², que se localiza nos fundos, quintal, de outra casa.

Atendimento Pré-hospitalar

Uma senhora de 53 anos de idade, vizinha da casa sinistrada, pelo ocorrido sofreu um pico de pressão, foi atendida pela ambulância de resgate, alfa 1, viatura Resgate 38. Após atendimento pré-hospitalar foi conduzida para uma unidade de pronto atendimento. Não inalou fumaça e nem tampouco sofreu queimadura. Apresentou pressão arterial de 160 x 90, oximetria 98% de saturação de oxigênio (SpO2) e frequência cardíaca 82 batimentos por minuto.

Atuaram na ocorrência pelo 1º Socorro: 1º tenente Aurélio, 1° Ten Aurelio, condutor: soldado Glaucemberg, Operador 01: soldado Rebouças, Oper 02: soldado Albuquerque e Operador 3: soldado Gleuson. Como também, pela Alfa 1, a soldado Chayenne e o soldado Adairton.

Balanço

Durante o ano de 2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) apagou 975 incêndios em residências. Destes, 768 foram incêndios em residências unifamiliares e 207 em residências multifamiliares. O balanço de 2021 é um pouco menor que os dados de 2020, com 1040 ocorrências, mas superior aos dados de 2019, com 935 incêndios em residências, respectivamente em todo o território estadual.

Corpo de Bombeiros apagou 975 incêndios em residências em 2022