Corpo de Bombeiros participa de reunião técnica em Pires Ferreira

3 de novembro de 2022 - 13:39 #

Ascom CBMCE | Posto Avançado de Ipueiras

Corpo de Bombeiros participa de reunião técnica em Pires Ferreira

Corpo de Bombeiros participa de reunião técnica em Pires Ferreira. Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16).

Ao longo da manhã desta terça-feira, 01 de novembro, o Corpo de Bombeiros do Ceará participou de uma Reunião com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Pires Ferreira. A pauta foi a incidência de incêndios em vegetação de grande porte no território do referido município. Em atenção a demanda da Área de Proteção Ambiental (APA) da bica do Ipu.

A princípio, na oportunidade, o Corpo de Bombeiros do Ceará por meio do Posto Avançado de Ipueiras apresentou o projeto Protetores da Mata Branca (PMB).

Esta iniciativa é uma ferramenta que pode sensibilizar, educar e formar a população para o combate ao incêndio inicial por meio da formação de brigadas locais.

“A nossa expectativa é que possamos formar brigadistas e que os incêndios em vegetação diminuam e seus danos possam ser mitigados com ações de impacto que servirão para melhorar a qualidade de vida da população local e do meio ambiente”, comentou o 1º tenente André Luiz.

O Posto Avançado de Ipueiras é subordinado a 2ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Crateús.

Projeto Social Protetor da Mata Branca

De acordo com o tenente coronel Homero Catunda, “este projeto tem como principal objetivo capacitar agricultores de localidades mais distantes no combate aos incêndios florestais”, comentou o comandante do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH).

Mata Branca

Assim como, a Caatinga, na língua Tupi Guarani significa Mata Branca, está presente em quase todo o interior do Estado do Ceará.
Esse Projeto visa capacitar os agricultores das comunidades rurais mais distantes para as primeiras ações de prevenção e combate a incêndio florestal, estabelecendo vínculos do CBMCE com os agricultores, facilitando a comunicação no atendimento das ocorrências, mapeando as rotas mais acessíveis aos locais sinistrados, qualificando assim a primeira resposta no enfrentamento aos incêndios florestais.

Vidas alheias e riquezas salvar!