Corpo de Bombeiros participa de reunião técnica em Pires Ferreira
3 de novembro de 2022 - 13:39 #Corpo de Bombeiros participa de reunião técnica em Pires Ferreira
Ascom CBMCE | Posto Avançado de Ipueiras
Corpo de Bombeiros participa de reunião técnica em Pires Ferreira. Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16).
Ao longo da manhã desta terça-feira, 01 de novembro, o Corpo de Bombeiros do Ceará participou de uma Reunião com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Pires Ferreira. A pauta foi a incidência de incêndios em vegetação de grande porte no território do referido município. Em atenção a demanda da Área de Proteção Ambiental (APA) da bica do Ipu.
A princípio, na oportunidade, o Corpo de Bombeiros do Ceará por meio do Posto Avançado de Ipueiras apresentou o projeto Protetores da Mata Branca (PMB).
Esta iniciativa é uma ferramenta que pode sensibilizar, educar e formar a população para o combate ao incêndio inicial por meio da formação de brigadas locais.
“A nossa expectativa é que possamos formar brigadistas e que os incêndios em vegetação diminuam e seus danos possam ser mitigados com ações de impacto que servirão para melhorar a qualidade de vida da população local e do meio ambiente”, comentou o 1º tenente André Luiz.
O Posto Avançado de Ipueiras é subordinado a 2ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Crateús.
Projeto Social Protetor da Mata Branca
De acordo com o tenente coronel Homero Catunda, “este projeto tem como principal objetivo capacitar agricultores de localidades mais distantes no combate aos incêndios florestais”, comentou o comandante do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH).
Mata Branca
Assim como, a Caatinga, na língua Tupi Guarani significa Mata Branca, está presente em quase todo o interior do Estado do Ceará.
Esse Projeto visa capacitar os agricultores das comunidades rurais mais distantes para as primeiras ações de prevenção e combate a incêndio florestal, estabelecendo vínculos do CBMCE com os agricultores, facilitando a comunicação no atendimento das ocorrências, mapeando as rotas mais acessíveis aos locais sinistrados, qualificando assim a primeira resposta no enfrentamento aos incêndios florestais.
Vidas alheias e riquezas salvar!