3 de novembro de 2022 - 19:15 #

Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra | Ascom CBMCE

Corpo de Bombeiros apagou 3.836 incêndios em vegetação em 2022

Durante o ano de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) apagou 6.751 incêndios em vegetação em todo o território estadual. O balanço de 2021 é menor ao ano de 2020, mas maior que os números de 2019, quando a corporação apagou respectivamente, 7.125 e 6.097 incêndios em vegetação.

Em 2022, o mês com maior registro de focos de incêndio em vegetação foi outubro, com 1.413, enquanto em setembro, foram apagados 1.170 incêndios em vegetação, o segundo maior número de ocorrências desta tipologia em 2022. No entanto, os seis primeiros meses do ano somente somaram juntos somente 232 incêndios em vegetação. O fato se deve a forte quadra chuvosa que o Estado do Ceará recebeu no primeiro semestre deste ano.

Dicas de prevenção

Nunca jogar nenhuma fonte de calor, por menor que seja, em locais onde haja vegetação, menos ainda se esta vegetação estiver seca;
Para as pessoas que viajam bastante evitar jogar lixo pela janela do carro é essencial para que as queimadas sejam evitadas, pois, esse lixo jogado poderá servir de alimento para o fogo;
Em caso de acampamentos a fogueira precisa ser feita em locais onde não haja vegetação, principalmente seca ou a faça bem perto de um rio, observando o sentido do vento para que as centelhas desse fogo ou fumaça possam iniciar um incêndio florestal;
Nunca se deve soltar balão, em hipótese alguma, pois estes também são um dos maiores causadores de queimadas por isso não os soltar é uma maneira de evitá-las;
Nunca usar fogo para queima de lixo ou para a limpeza de plantação;
Próximo às estradas e torres de transmissão o ideal é providenciar um aceiro (Limpeza de um terreno em volta de propriedades, matas e coivaras, para impedir propagação de incêndios) nas proximidades, de modo a evitar, em caso de incêndio, que este se alastre.