Solenidade de conclusão do CBCIU – Turma 03/2022

Ascom CBMCE | AESPCE

Solenidade de conclusão do CBCIU - Turma 03/2022

Curso Básico de Incêndio Urbano (CBCIU) – Turma 03/2022

Ocorreu na manhã do dia 28 de outubro, as 11h00, no quartel da 3ªCIA/4ºBBM – Aracati, a formatura do Curso Básico de Combate a Incêndio Urbano – CBCIU, a terceira turma do ano de 2022 com a chancela da Academia Estadual de Segurança Pública – AESP.

Ao todo, 24 bombeiros militares das Cias de Bombeiros do Aracati, Limoeiro do Norte e Fortaleza, concluíram com êxito a capacitação que possui carga horária total de 100 horas/aula distribuídas ao longo de duas semanas, com foco na doutrina do “combate ofensivo”, que é o combate a incêndio realizado de dentro da edificação sinistrada.

De acordo com o Ten Cel MARINHO, coordenador do CBCIU: “O curso visa preparar o bombeiro militar a atuar melhor em incêndios estruturais, a partir de seu interior, minimizando assim o consumo de água nos incêndios, bem como a quantidade de bombeiros e viaturas envolvidas”.

CBCIU Aracati

Os novos combatentes de incêndio urbano do CBMCE foram treinados para dominar as mais modernas e eficazes técnicas de uso da água para combate a incêndio, ventilação tática, busca e salvamento em operações de incêndio, entre outras.

Prestigiaram o evento solene alusivo à conclusão do curso o Comandante Geral Adjunto do CBMCE, CEL QOBM Francisco Zélio, o Coordenador do CBCIU, Ten Cel Marinho, o Comandante do 4o BBM, TC QOBM Vieira Júnior, o Comandante da 3aCia/1o BBM, TC QOBM Naum Maurício, além de representantes da Polícia Militar do Ceará, do Exército Brasileiro (Tiro de guerra), a Guarda Municipal e representantes civis locais, além dos familiares dos concludentes.

Atualmente, o CBCIU é considerado uma das principais capacitações da corporação, sendo está a sua 22ª edição.

Solenidade de conclusão do CBCIU - Turma 03/2022