17 de outubro de 2022 - 10:16 #

Ascom CBMCE

Bombeiros Militares de Juazeiro do Norte atuam em resgate de homem após cair de parapente em Juazeiro do Norte

CBMCE soma esforços no resgate de um homem que caiu de parapente em Juazeiro do Norte. Bombeiros Militares de Juazeiro do Norte (1ªCia/5ºBBM) somam esforços ao Samu e Ciopaer no resgate de um Senhor de 51 anos que ficou ferido após cair de parapente, neste domingo (16), no bairro Horto, em Juazeiro do Norte, no Interior do Ceará. Ele foi resgatado com o apoio de um helicóptero e encaminhado para o Hospital Regional do Cariri (HRC). Na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19).

De acordo com a guarnição de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMCE), no momento do resgate, a vítima estava inconsciente, com diversas escoriações e fraturas.

O resgate

A princípio, a guarnição de buscas e salvamento e o socorro (SOS) da 1ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/5ºBBM), com sede em Juazeiro do Norte, atuaram em conjunto com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) no resgate de uma vítima de acidente com parapente na colina do Horto, em Juazeiro do Norte. A vítima foi localizada a cerca de 150 metros abaixo do local chamado mirante Pedra do Vento.

O local é de difícil acesso, com o terreno irregular, cheio de buracos, rochas soltas, mato alto, piso escorregadio e instável. O resgate foi complexo devido a geografia do terreno. No local, foi aberta uma trilha para se chegar até a vítima da queda. A vítima foi localizada, estabilizada e imobilizada na prancha rígida e na maca sked, e logo em seguida foi içada pela aeronave para que fosse transportada suspensa, junto a um militar da Ciopaer até chegar no local mais próximo onde pode ser acolhido pela unidade do Samu, e, conduzido à unidade de atendimento de traumas do Hospital Regional do Cariri (HRC).

O senhor de 51 anos de idade caiu próximo à “Pedra do Vento”, na colina do Horto, local utilizado para a prática de voos de parapente.

Veja um pouco do resgate