Corpo de Bombeiros do Ceará registrou 1.650 ocorrências com gases em 2022

16 de outubro de 2022 - 10:59 #

Texto: Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Corpo de Bombeiros do Ceará 1.650 ocorrências com gases em 2022

Corpo de Bombeiros do Ceará registou 1.650 ocorrências com gases em 2022, entre os meses de janeiro e setembro. O número já é superior ao ano passado, quando foram registradas 1.624 ocorrências com gases. 

A princípio, existem vários tipos de gases compostos de diversos materiais. Como também, a principal diferença entre eles é justamente é sua composição, o estado físico é o mesmo. Desde modo, os mais conhecidos são os gases: natural; carbônico; nobre; combustível; metano e butano.

De acordo com os dados levantados sobre ocorrências com esta tipologia, o balanço de 2022 já superou o ano de 2021, quando a corporação atendeu 1.624 ocorrências com gases. Com tudo, se levarmos em conta que ainda faltam 3 meses para chegarmos ao final do ano de 2022, e, que se mantivermos a atual média de atendimento, que está em 183 ocorrências por mês, inevitavelmente vamos também superar os anos de 2020 e 2019, que atenderam 1.957 e 2.092 ocorrências com gases, respectivamente. 

Corpo de Bombeiros debela incêndio em botijão de gás de cozinha, em Aquiraz

Em uma ocorrência na manhã da última quarta-feira, 12, o CBMCE apagou um incêndio em botijão de gás de cozinha, o nosso gás liquefeito de petróleo (GLP). O acidente ocorreu na Rua Aldenora Cardoso Porto, bairro Camará em Aquiraz. Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13).

De acordo com o Subtenente Arley França, “chegando no local, verificamos que o registro estava com problema e segundo à dona da casa, já não estava fechando mais. O mesmo vazou gás e com a proximidade com o fogão entrou em combustão”, esclareceu o comandante do socorro.

Relatou preliminares de populares: O botijão de gás incendiou e o dono da casa e vizinho tentaram conter as chamas. O dono da casa, sofreu queimaduras no rosto e nos braços. Ele foi socorrido e levado ao hospital antes da guarnição chegar.

Corpo de Bombeiros debela incêndio em botijão de gás de cozinha, em Aquiraz

Prevenção

Quando se deve trocar o registro de gás? Após 5 anos, recomenda-se a troca do registro e da mangueira de gás, com o intuito de evitar possíveis vazamentos e riscos de acidentes.

O CBMCE orientou os residentes do local a trocar registro e mangueiras e a observar o prazo de validade.

Vidas alheias e riquezas salvar!