19 de junho de 2022 - 19:52 # #

Ascom CBMCE | Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros salvam 19 banhistas de afogamentos na Praia do Futuro

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros salvam 19 banhistas de afogamentos na Praia do Futuro. Na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10).

A princípio, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) salvaram 19 banhistas em situação de afogamentos, na Praia do Futuro. Em síntese, houveram 8 resgates na quinta-feira, (16), além de um mal súbito que foi realizado um atendimento pré-hospitalar (APH). Na sexta-feira, (17), somente foram registradas 145 prevenções. Enquanto que no sábado, (18), 2 banhistas foram resgatados e no domingo, (19), mais 9 banhistas foram retirados do mar, em situação de afogamento, como também, 1 criança perdida foi encontrada e entregue aos seus familiares ilesa.

De conformidade com os relatórios de ocorrências, na quinta-feira, (16), no posto de guarda-vidas 11 (PGV 11), que fica no Caça e Pesca, um casal de turistas de São Paulo, com idades de 25 anos (ela) e 28 anos (ele), foram resgatados pelos guarda-vidas, por volta das 14h36 da tarde. Assim como, os demais resgates, foram de banhistas naturais e residentes em Fortaleza.

Prevenção

Antes de mais nada, chegando a praia, sempre procure tomar banho próximo ao Guarda-Vidas (GV). Caso não tenha na região de banho, procure informações sobre o local, profundidade, correnteza e nunca deixe crianças desacompanhadas.

Dessa forma, recomendamos a leitura: Cuidados para evitar afogamentos, dicas que salvam vidas.

Balanço do fim de semana

Em síntese, as equipes de guarda-vidas realizaram, durante todo o fim de semana, 2.217 prevenções no litoral cearense. A prevenção é uma intervenção importante e pode evitar cerca de 85% dos casos de afogamento. Os guarda-vidas atuaram em Fortaleza, Caucaia, Aracati e Jericoacoara, nas Áreas Integradas de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza. Como também nas Áreas Integradas de Segurança 11, 17 e 18 (AIS 11, 17 e 18) do Estado.

Por fim, “o Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) viabilizou para essas ações 55 guarda-vidas em 21 postos, além de seis quadriciclos, cinco viaturas 4×4 e cinco motos aquáticas, além do apoio de duas ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) e 25 placas de sinalização”, informou o major Fernando Chailon Rodrigues Fonteles, comandante da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo.