7 de junho de 2022 - 18:09 # #

Ascom CBMCE | CBMCE orienta sobre os cuidados que devemos tomar ao manipular produtos perigosos

CBMCE orienta sobre os cuidados que devem tomar ao manipular produtos perigosos

Corpo de Bombeiros Militar do Ceará orienta sobre os cuidados que devemos tomar ao manipular materiais perigosos

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará orienta a população sobre cuidados na manipulação de produtos perigosos. Bem como, sobre a maneira mais prudente que deve ser executada em casos de acidentes. Mas o que são produtos perigosos? Me envolvi num acidente, o que devo fazer? Calma! Nós iremos te orientar da melhor forma possível.

De maneira genérica e simplificada, podemos dizer que produtos perigosos são todos aqueles que em sua composição contêm substâncias explosivas, líquidos inflamáveis, gases, sólidos inflamáveis, oxidantes, tóxicos/infectantes, material radioativo ou substâncias corrosivas. Necessitam também de cautela na manipulação, e apresentam riscos durante o seu transporte, independente de qual modal seja adotado (marítimo, terrestre, aéreo)

Os produtos perigosos são classificados de acordo com o risco que cada um expõe a quem os manipula ou quem poderá estar exposto aos riscos daquele material. Para cada risco existe uma sinalização adequada e com legislação específica para regular a maneira correta de sinalizar o risco.

Legislação

Lei Complementar nº 140/2011 – Fixa ações de cooperação e competências entre União, Estados e Municípios, alterando a Lei nº 6.938 de 31 de agosto de 1.981.

NBR 7500 – Identificação para o Transporte Terrestre, Manuseio, Movimentação e Armazenamento de Produtos.

RESOLUÇÃO ANTT Nº 5.947/2021 – Atualiza o Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos e aprova as suas Instruções Complementares, e dá outras providências

Orientação

Caso não saiba manipular ou não saiba como agir, ao se envolver em algum tipo de acidente com materiais perigosos seja ele de qual classificação for, mantenha a distância, se possível isole a área e ligue imediatamente 193 (Corpo de Bombeiros Militar do Ceará). Agindo dessa forma você estará salvando vidas e evitando que algo maior aconteça.