3 de junho de 2022 - 08:57 #

Ascom CBMCE | Oficiais Superiores do CBMCE concluem CPAR, no Estado de Goiás

Oficiais Superiores do CBMCE concluem CPAR, no Estado de Goiás

Oficiais Superiores do CBMCE concluem Curso de Especialização em Aeronaves Remotamente Pilotadas, no Estado de Goiás

O CPAR, Curso de Especialização em Aeronaves Remotamente Pilotadas, realizado no período de 02 a 27 de maio de 2022.

Objetivos

Especializar o militar para operar os Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS) com segurança e confiança, observando as leis e normas relavas à aviação civil (ANAC) acesso e controle do espaço aéreo (DECEA) e telecomunicações (ANATEL);
Capacitar o militar para prestar um atendimento às ocorrências com agilidade e segurança apoiando a tomada de decisão;
Dotar o militar de conhecimentos para que seja um agente multiplicador e coordenador de implementação do serviço de RPAS em sua OBM;
Desenvolver no militar a cultura de registros fotográficos das atividades de bombeiro.

Estiveram representando o CBMCE na 4ª Turma do CEPAR, o tenente coronel Mardens Ney de Souza Vasconcelos, Comandante da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros e o tenente coronel Roberto Giuliano Rocha, Assessor de Comunicação do CBMCE.

As instruções foram divididas em duas etapas: EAD, na plataforma do CBMGO, do dia 02 a 13 de maio; Presencial, de 16 a 27 de maio, ocorrendo no Comando da Academia e Ensino Bombeiro Militar e na sede do 1º Batalhão de Bombeiros.

A Feira Drone Show

Os alunos do CPAR ainda participaram da Feira Drone Show, uma feira de tecnologia e seminários, realizada na Cidade de São Paulo, de 17 a 19 de maio, cujo foco era apresentar e debater os impactos no mercado das principais novidades relacionadas aos temas regulatórios envolvendo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), MD (Ministério da Defesa) e MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

As Instruções de Voo e Conhecimentos Técnicos

Os alunos tiveram instruções sobre Teoria de Voo e Conhecimentos Técnicos, Legislação aplicada a aeronaves remotamente pilotadas, Segurança de Voo e Meteorologia Aeronáutica.
As aulas práticas tiveram o objetivo de desenvolver a habilidade nos alunos, através de alguns exercícios executados de forma constante durante a parte prática do curso: mapeamento de áreas, movimento orbital, oito infinito e pouso de emergência.
Foram realizados ainda três exercícios simulados de ocorrências, envolvendo um acidente de trânsito com Produtos Perigosos, Buscas terrestres e aquáticas.
Os oficiais que participaram do curso puderam observar a maneira de realizar uma transmissão em tempo real das imagens produzidas pela RPA durante uma ocorrência, fazer um mapeamento de grandes área através de voos automatizados e a utilização deste equipamento no salvamento aquático.