Corpo de Bombeiros participa de treinamento no NUROF/UFC

28 de maio de 2022 - 08:38 # #

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros participam de treinamento no NUROF/UFC

Corpo de Bombeiros realiza instrução teórica e prática no NUROF/UFC

Bombeiros Militares do Quartel do José Walter participam de instrução teórica e prática no NUROF/UFC

Corpo de Bombeiros realiza instrução teórica e prática no NUROF/UFC. Na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5).

Na manhã desta Sexta-feira (27), a 4ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (4ªCia/1ºBBM), com sede no José Walter, compareceu ao Núcleo Regional de Ofiologia (NUROF) da Universidade Federal do Ceará (UFC), para uma instrução, teórica e prática, acerca do manejo e de como agir em ocorrências envolvendo serpentes, peçonhentas ou não.

O treinamento

Foram abordados assuntos diversos como características gerais das principais serpentes encontradas no Brasil, especialmente no Estado do Ceará, o que devemos fazer e o que não podemos fazer em caso de acidentes, como identificar se uma serpente é peçonhenta ou não, entre outros.

A 4ª Companhia do 1º BBM agradece imensamente a toda a Equipe do NUROF/UFC, em especial, à Professora Mestre CASTIELE HOLANDA BEZERRA e ao Professor ANTÔNIO RAFAEL LIMA RAMOS por toda a dedicação, desprendimento e interesse em repassar o conhecimento acerca do assunto supramencionado, sobretudo de maneira extremamente compreensível e didática.

Corpo de Bombeiros participam de treinamento no NUROF/UFC

O que fazer em caso de acidente com cobras?

Manter-se calmo; Lavar o local da picada com água e sabão; Retirar anéis, pulseiras. Beber bastante água; Ir o mais rápido possível a uma unidade de saúde onde possa receber a aplicação do soro antiofídico.

A seguir estão listados alguns locais no Estado do Ceará:

1) FORTALEZA – Instituto Dr. José Frota (IJF)
2) FORTALEZA – Maternidade Escola Assis Chateaubriand
3) SOBRAL – Santa Casa de Misericórdia
4) QUIXADÁ – Hospital e Maternidade Jesus Maria e José
5) QUIXADÁ – Hospital Eudásio Barroso
6) JUAZEIRO DO NORTE – Hospital São Lucas
7) RUSSAS – Hospital e Casa de Saúde de Russas.