Guarda-vidas do CBMCE atuam em resgate de velejador na Praia do Futuro

26 de maio de 2022 - 19:53 # #

Ascom CBMCE | Guarda-vidas do CBMCE atuam em resgate de velejador na Praia do Futuro

Guarda-vidas do CBMCE atuam em resgate de velejador na Praia do Futuro

Guarda vidas da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo atuam no resgate de velejador em Fortaleza

Guarda-vidas do CBMCE atuam em resgate de velejador em Fortaleza. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), na tarde desta quinta-feira, 26 de maio de 2022, por meio dos guarda vidas da 1ªCSMar/BBS atuaram no resgate de um velejador de 23 anos de idade e seus equipamentos, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10).

Por volta das 16h46 a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) acionou o fiscal de praia dos guarda vidas da Praia do Futuro para o resgate próximo a Barraca da Tia, próximo ao Posto de Guarda Vidas 01 (PGV01), em Fortaleza.

Imediatamente, o fiscal de praia na viatura de salvamento providenciou o deslocamento da moto aquática para resgatar o velejador, como também seu equipamento.

O resgate

De acordo com o capitão Igor Cabral, “o velejador e seu material se encontravam à deriva por conta da pipa do ter pousado na água e o velejador não conseguir levantá-la novamente, a cerca de 1 km da faixa de areia”, relatou o comandante adjunto da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar).

Hydrofoil é uma prancha diferente de kite. Ela navega em uma altura superior”, comentou o capitão.

O velejador que reside em Fortaleza, saiu do mar consciente e orientado e nada sofreu, como também seu equipamento.

O capitão Sampaio, coordenador de operações, chegou junto com a moto aquática para gerenciar a ocorrência em terra.

Quando a moto aquática chegou no velejador, este se encontrava de colete e apoiado em sua prancha com um acompanhamento de dois surfistas, mas aparentava estar cansado e com dificuldade de remar.

Foram realizadas duas viagens, para o resgate do velejador, seu equipamento e uma carona para os surfistas que muito contribuíram antes do resgate.

Foram mobilizados para o resgate

Atuaram no resgate, a guarnição do fiscal de praia, subtenente Reginaldo, soldado Gama e soldado Magno, na viatura de Auto Salvamento de Praia 40 (ASP 40), como também a moto aquática AJ 16.

Assim como, a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) composta pelo tenente coronel bombeiro militar Emerson, o tenente coronel policial militar Alber, o sargento policial militar Leite, o sargento bombeiro militar Marlon, o soldado bombeiro militar Humberto, na aeronave Fênix 08 que monitorou o resgate.

Também estiveram presentes, o capitão Sampaio e o subtenente Vital, na viatura de Auto Salvamento 68 (AS 68).

Prevenção

Nestes casos, sempre deixar uma pessoa na faixa de areia acompanhando o velejador, para em caso de emergência, poder acionar os órgãos de segurança. O acionamento é gratuito por meio dos números: 190 ou 193. O serviço funciona 24 horas por dia, inclusive finais de semana e feriados. A ligação é gratuita.