25 de maio de 2022 - 10:30 #

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros salvou 200 banhistas em situação de afogamento no 1º quadrimestre de 2022

Corpo de Bombeiros salvou 200 banhistas em situação de afogamento no 1º quadrimestre de 2022. A princípio, nos últimos três anos, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) salvou 1.289 banhistas em situação de afogamento, em praias do Ceará. Os guarda-vidas atuam em Fortaleza (Praia do Futuro), Caucaia, Aracati e Jijoca de Jericoacoara (Praia). O balanço de 2022 é pouco superior ao ano de 2021, mas inferior ao ano de 2020, quando a corporação salvou 196 e 276 banhistas, respectivamente.

A saber, ao longo deste final de semana, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros salvaram 20 banhistas de afogamentos, realizam 1.928 prevenções, encontraram 1 criança que se encontrava perdida, realizam 2 atendimentos pré-hospitalar e resgataram uma embarcação e sua velejadora que se encontravam à deriva.

Moto aquática no Rio Cocó/Praia do Futuro

Os guarda-vidas e o serviço

“O Corpo de Bombeiros do Ceará, em média por final de semana, destaca cerca de 55 guarda-vidas em 20 postos, além de planejar logística com seis quadriciclos, cinco viaturas tipo 4×4 e cinco motos aquáticas, como também, contamos com o suporte de duas ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU)”, informa o major Chailon Fonteles, comandante da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo, que atua na Praia do Futuro.

O Corpo de Bombeiros por meio dos guarda-vidas atuam em Fortaleza (Praia do Futuro), em Caucaia, em Aracati e Jijoca de Jericoacoara (Praia).

Mas afinal o que faz o guarda-vidas?

Antes de mais nada, esclarecemos que no âmbito da segurança pública, o guarda-vidas é um bombeiro militar do quadro da ativa e lotado no Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) que dispõe de duas companhias de salvamento marítimo (CSMar).

Em primeiro lugar, apesar do guarda-vidas ser bombeiro militar, este faz um curso de especialização em salvamento aquático. Como também, a missão do guarda-vidas é contribuir para evitar os acidentes e afogamentos em meio liquido, como piscinas, rios e mares. Assim como, também orienta e instrui os banhistas sobre as questões de profundidade e segurança do local, orienta o banho, realiza salvamentos e procedimentos de socorro, bem como atendimento pré-hospitalar.

Prevenção

Sem dúvida, a prevenção é uma intervenção importante e pode evitar cerca de 85% dos casos de afogamento.

Leia um pouco mais sobre prevenção e dicas que salvam.

Posto de Guarda-vidas 04 (PGV04) na Praia do Futuro em Fortaleza

Vidas alheias e riqueza salvar!