Corpo de Bombeiros e Gtar-Verdeluz presenciam eclosão de 190 tartarugas-de-pente

3 de maio de 2022 - 16:42 # #

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros e Gtar-Verdeluz presenciam dois ninhos com eclosão de 190 tartarugas-de-pente

Corpo de Bombeiros e Gtar-Verdeluz presenciam dois ninhos com eclosão de 190 tartarugas de Pente

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros e Gtar-Verdeluz presenciam dois ninhos com eclosão de 190 tartarugas-de-pente

Corpo de Bombeiros e Gtar-Verdeluz presenciam dois ninhos com eclosão de 190 tartarugas de Pente. Na Área Integrada de Segurança 7 (AIS).

Por volta das 10 horas da manhã desta terça-feira, 3 de maio de 2022, o guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará soldado Rui Filho e o medico veterinário Rodrigo da ONG Gtar-Verdeluz, em monitoramento aos 20 ninhos de tartaruga-de-pente, na Praia da Sabiaguaba, visualizaram a eclosão de um destes ninhos com 186 tartarugas. Como também, um nascimento tardio de outro ninho com mais quatro tartarugas-de-pente, também já havia eclodido, totalizando 190 tartarugas.

O monitoramento é realizado pelos guarda-vidas da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) em parceria com o Gtar-verdeluz. Atualmente, são monitorados 47 ninhos de tartaruga-de-pente, sendo 20 na Praia da Sabiaguaba e 27 na Praia do Futuro.

O Monitoramento

Conforme Alice Frota, “desde o início de 2017 a gente faz os monitoramentos em parceria com o Corpo de Bombeiros, primeiro número na frequência, hoje em dia a gente faz toda semana com vocês, e este ano a gente conseguiu ampliar a área fazendo além da Praia do Futuro e Serviluz, para mais dois, Sabiaguaba e Cofeco, de modo que agora a gente consegue fazer esses 4 trechos”, contextualizou a bióloga voluntária do @InstitutoVerdeluz.

Sigam a gente pelo Instagram pra nos apoiar! @InstitutoVerdeluz

Leia um pouco mais sobre a parceria do Corpo de Bombeiros do Ceará e o Gtar-Verdeluz no monitoramento de locais de desova de tartarugas.

Corpo de Bombeiros e Gtar-Verdeluz presenciam dois ninhos com eclosão de 190 tartarugas-de-pente

Criticamente ameaçadas de extinção

As tartarugas-de-pente são listadas como criticamente ameaçadas de extinção na lista vermelha International Union for Conservation of Nature (IUCN). A lista de ameaças aos bicos de pente é semelhante à das outras 6 espécies de tartarugas. Eles estão ameaçados pela colheita (por sua casca, carne e ovos), embora a proibição do comércio pareça estar ajudando a população.

Prevenção

“O monitoramento e vistoria dos ninhos como um todo, desde a postura dos ovos até a eclosão dos mesmos, é de suma importância para garantir que os filhotes de Tartaruga de Pente da orla de Fortaleza alcancem o mar da forma mais natural possível”, informou a bióloga voluntária Alice Frota.

“Sabemos, por exemplo, que o trânsito de carro compacta o solo e impede o nascimento deles; que a iluminação artificial noturna faz com que os filhotes se direcionem para os postes de luz e venham a a óbito por exaustão; que animais domésticos abandonados na praia que buscam por alimento e acham os ovos; e a própria interferência direta de pessoas curiosas que removem as placas do lugar ou cavam os ninhos são ameaças”, esclareceu.

“Esse trabalho nos permite impedir que interferências externas danifiquem os ninhos ou impeçam o nascimento dos filhotes. Momentos como este em que conseguimos acompanhar o nascimento de todo um ninho com tantos filhotes, nos fazem respirar um pouco e ter certeza de que esse trabalho voluntário e em parceria com o CBMCE funciona e permite que esse espécie em extinção seja protegida”, declarou a bióloga Alice Frota.

Vidas alheias e riquezas salvar!