Corpo de Bombeiros resgata jacaretinga em Caucaia

22 de abril de 2022 - 12:33 # #

Ascom CBMCE | 4ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (4ªCia/2ºBBM) - Quartel de São Gonçalo do Amarante

CBMCE resgata jacaretinga em Caucaia

Bombeiros de São Gonçalo do Amarante (4ªCia/2ºBBM) resgatam jacaretinga em Caucaia

Corpo de Bombeiros resgata jacaretinga em Caucaia. A jacaretinga foi resgatada do povoado Boqueirão dos Cunha, próximo ao quilômetro 34, da BR 222, em Caucaia.

Os bombeiros militares foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS), por volta das 16h28, da tarde desta quinta-feira, 21 de abril, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11).

o chegar no local o animal já tinha sido preso pelos moradores do povoado Boqueirão dos Cunha, na br 222, km 34. Animal foi levado para uma área de proteção ambiental, onde não há residências e nem movimentação de pessoas.

De acordo com o tenente Herbert, ao chegarmos no local, “o animal com cerca de 1,80 metros de comprimento já tinha sido preso por meio de cordas pelos moradores do povoado.

O animal resgatado não apresentava ferimento aparente, foi recolhido para uma Área de Proteção Ambiental (APA), de mata fechada, em localidade próxima a uma fonte de água e compatível com seu habitat natural. Local onde não há residências e nem movimentação de pessoas. O Jacaretinga já foi resgatado em Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Ipueiras, Independência e Crateús.

Jacaretinga

Conhecido também como jacaré-de-óculos, o réptil carnívoro habita diferentes rios e lagos. No Brasil, recebeu o nome de jacaretinga por causa de seu dorso branco, pois tinga significa “branco”, em língua tupi. Os machos chegam a medir entre 1,8 a 2,5 metros de comprimento, e as fêmeas, 1,4 metro. Eles se alimentam de diferentes espécies de animais como crustáceos, peixes, anfíbios, répteis, aves e pequenos mamíferos.

Legislação e Prevenção

Os animais silvestres são protegidos pela Lei nº 9.605/1998, a Lei dos Crimes Ambientais. Portanto, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará alerta para os cuidados que se devem ter ao encontrar um animal silvestre. Primeiro, mantenha-se sempre distante do animal; não tente capturá-lo para não ferir ou machucar o animal. Em seguida, acione imediatamente uma equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate, ligando o número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.

O CBMCE orienta também aos condutores de veículos que quando visualizarem animais em vias de tráfego, sempre reduza a velocidade ou pare o veículo. Assim poderá evitar acidentes e não machucar o animal, na maioria dos casos, levando-o à morte.

Em síntese, o Corpo de Bombeiros resgata jacaretinga em Caucaia. Atuaram na ocorrência, o tenente Herbert, subtenente Cleuton, subtenente Júnior, cabo Naílton e soldado Bruno Silva.