18 de abril de 2022 - 17:58 # #

Ascom CBMCE | 6ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (6ªCia/3ºBBM)

cbmce retirada de anel

Bombeiros Militares de Canindé retiram anel preso em dedo de uma pré-adolescente em Tejuçuoca

Corpo de Bombeiros retira anel preso em dedo de uma pré-adolescente em Tejuçuoca. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) retirou o anel que estava preso no dedo de uma pré-adolescente de 13 anos de idade, na tarde desse domingo (17). O caso aconteceu no Hospital Municipal Roque Silva Mota, de Tejuçuoca, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Estado. Somente neste ano, entre janeiro e março, foram realizados, pelo CBMCE, 28 procedimentos dessa natureza no Ceará.

A guarnição da 6ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (6ª Cia/3º BBM), com sede em Canindé, foi acionada, por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), acerca de uma ocorrência de uma pré-adolescente com anel preso no dedo. Imediatamente, a equipe se deslocou até o endereço do Hospital para realizar a retirada da joia, que prendia a circulação do membro.

De acordo com o soldado Darlan, “para a retirada da joia do dedo da jovem foi necessário o uso da minirretifica, pois, segundo a vítima, a joia estava causando inchaço e desconforto”, informou o bombeiro militar de Canindé.

Como também, foi informado que a pré-adolescente já usava a joia a vários meses e nesse domingo sofreu um acidente doméstico, onde veio a machucar o dedo e que necessitava passar por um procedimento cirúrgico e teria que retirar a aliança.

O resgate

A equipe realizou uma inspeção visual e, mediante a ausência de risco, apesar do dedo da jovem se encontrar inchado, houve o corte do anel, por meio da mini retífica.

Todas as guarnições de Resgate e de Busca e Salvamento dispõem desse equipamento, como também nas unidades operacionais do Corpo de Bombeiros do Ceará.

Prevenção

O comandante de Bombeiros do Interior (CBI), coronel Anderson Viana, informa que situações como essa são atendidas de forma corriqueira nos próprios quartéis do Corpo de Bombeiros. “Muitas pessoas se encaminham diretamente às unidades da corporação em busca de auxílio em casos semelhantes. No entanto, recomendamos que, em primeiro lugar quando possível, a vítima deve se deslocar a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para avaliação clínica. Somente após essa avaliação, os bombeiros militares deverão atuar”, disse.

Em 2021, foram realizadas 118 retiradas de anel/aliança, enquanto que em 2020 foram realizados 110 atendimentos. Já em 2019 foram somente 61 ocorrências.