Corpo de Bombeiros debela incêndio em apartamento na Parangaba

8 de abril de 2022 - 12:50 # # #

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros debela incêndio em apartamento na Parangaba

Corpo de Bombeiros debela incêndio em apartamento na Parangaba

Bombeiros Militares do Conjunto Ceará e do BSU atuam no incêndio de apartamento na Parangaba

Corpo de Bombeiros debela incêndio em apartamento na Parangaba. Por volta das 9h17 da manhã desta sexta-feira, 8 de abril de 2022. Os bombeiros militares foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) para atender um incêndio em edificação multifamiliar, na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5).

Imediatamente, os bombeiros da 5ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (5ªCia/1ºBBM) e do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) se deslocaram para o local do incêndio, no Condomínio Jardim Maraponga, na Rua Milton Barbosa de Souza, no bairro: Parangaba.

CBMCE incêndio parangaba

O sinistro

A edificação é composta pelo mais 3 pavimentos, o incêndio ocorreu no 2º pavimento. Atuaram no incêndio os bombeiros militares da 5ªCia/1ºBBM, na viatura ABTS 09 e do BSU – alfa 2, no Resgate 30.

O incêndio concentrou em um quarto do apartamento, onde as chamas atingiram todo o mobiliário, eletroeletrônicos, paredes e portas, como também a fumaça seguiu o vento marcando as paredes com as cinzas provenientes da combustão dos móveis queimados.

Com técnicas de combate a incêndio urbano foi possível conter o incêndio, evitando que se alastrasse para os demais cômodos e apartamentos.

A vítima

Uma senhora de 46 anos de idade foi socorrida e conduzida para avaliação clínica em um hospital particular de Fortaleza pela ambulância de resgate 30 (alfa 2). Estava consciente e orientada, mas apresentou o quadro de Taquicardia com 150bpm, hipertensão arterial 160×120, taquipneica e escoriações no braço. Como também, se encontra-se com incisão na região frontal acima do olho esquerdo. Provavelmente necessário sutura. Informes dos vizinhos relataram que no momento do incêndio a vítima se encontrava dormindo. Os vizinhos foram fundamentais em acordá-la e retirá-la do apartamento em chamas.

Igualmente, de um apartamento localizado no 3º pavimento, foram resgatados mais quatro vidas, sendo duas calopsitas e dois periquitos que foram entregues ilesos ao seu tutor responsável.

CBMCE BSU

O combate

O incêndio foi controlado por volta das 9h50 e logo seguiu o rescaldo. Para o combate e o rescaldo foram utilizados cerca de 3 mil litros de água do tanque da viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 09 (ABTS 09).

De acordo com o CBMCE, “rescaldo é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”.