4 de abril de 2022 - 10:39 #

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros realiza solenidade de conclusão da XXII turma de concludentes do CATS em Itapipoca

CATS XXII – Itapipoca

Nesta sexta (01), foi realizada em Itapipoca, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17), a solenidade de conclusão do XXII Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio.

O Curso iniciou no dia 28 de março e teve seu encerramento no dia 01 de abril. As instruções teóricas ocorreram no auditório da Faculdade Uninta Itapipoca. As aulas práticas ocorreram em uma antena de telefonia no Distrito de Assunção, na Academia Mundo do Corpo, em um prédio em construção, em uma ponte na cidade de Amontada e no Parque de Exposições de Itapipoca.

Concluíram o curso, 53 (cinquenta e três) alunos, dentre os quais Bombeiros Militares de 05(cinco) Corporações (CE, TO, GO, DF e PI), Polícia Militar, Autarquia Municipal de Trânsito de Itapipoca, SAMU, além de uma psicóloga da SSPDS.

CBMCE CATS XXII

O Curso se notabilizou por ter sido o primeiro, no âmbito do CBMCE a receber Certificação Internacional, através da Federação Internacional de Psicologia da Emergência – FIPE, cujo Presidente, o Argentino Diego Nunez participou da aula inaugural de forma remota. O Bombeiro Colombiano Carlos Alberto Cardona, também proferiu uma palestra com o tema “Tentativa Suicida desde el campo operativo”. Na última aula do curso, o psicólogo indiano Amandeep Singh discorreu sobre “The Sati and suicide prevention in India”.

Além da Certificação Internacional os concludentes receberam também um Certificado de Conclusão Emitido pelo Ministério Público, através do Programa Vidas Preservadas.

A solenidade de encerramento ocorreu no dia 01 de Abril, no pátio da Faculdade Uninta, com a presença do Coordenador do Curso de Psicologia Prof. Dr. Cecílio Argolo, do Comandante do 3º Batalhão de Bombeiros TC BM Antônio de Sousa Júnior, do Coordenador do Curso TC Edir Paixão e do Comandante da 5ª Cia do 3º BBM TC BM Mardens Ney de Souza Vasconcelos.

CATS XXII