Estão abertas as inscrições para o curso online Gestão de documentos no setor público

16 de março de 2022 - 09:00 # #

Ascom CBMCE | EGPCE

Visando apresentar a legislação, conceitos, métodos e técnicas aplicadas às atividades arquivísticas no âmbito do serviço público, a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) abre inscrições, nesta terça-feira (15), para o curso Gestão de documentos no setor público (20h/a). Na modalidade online, a capacitação será realizada por meio do Google Meet, de 08h às 12h, nos dias 04 a 08 de abril de 2022.

O curso disponibiliza 40 vagas para servidores e empregados públicos do poder executivo estadual. Os conteúdos que serão vistos são: Conceitos basilares da arquivologia, O que é documento de arquivo, Identificação gênero, espécie e tipo documental, Conceitos de documento falso, falsificado e adulterado, Principais fundamentos da arquivologia e as funções arquivísticas.

Metodologia:

As aulas serão expositivas, auxiliadas pela exibição de slides. A qualquer momento os alunos poderão se utilizar do espaço de fala para sanar dúvidas ou fazer colaborações.

Instrutor:

RAPHAEL BAHIA DO CARMO

Graduado em arquivologia. Pós-graduado em gestão estratégica e qualidade. Mestre em gestão de documentos e arquivos. Experiência no tratamento, organização e sistematização de arquivos históricos. Fez parte da equipe responsável pela organização de mais de 17 arquivos pessoais, dentre os quais os arquivos dos ex-ministros Mauro Thibau, Antônio Dias Leite, Lucas Lopes, Luiz Carlos Menezes e Octavio Marcondes Ferraz, custodiados na Memória da Eletricidade. Foi pesquisador e coordenador da publicação “Guia de Coleções Pessoais” do Centro da Memória da Eletricidade no Brasil, que integrou o FICHA TÉCNICA – EDUCAÇÃO CORPORATIVA case “Memória da Eletricidade 30 Anos de Tradição” ganhador do prêmio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – ABERJ na categoria Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial (RJ/ES). Atuou como pesquisador iconográfico do livro “Eletrosul 50 anos” e fez parte da equipe de projetos de consultoria em gestão de documentos e arquivos, formulando projetos para empresas como Itaipu Binacional, Eletrobrás, Eletronuclear, Eletropar.

Além de desenvolver e inscrever projetos relacionados a acervos em leis de incentivo à cultura. Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desempenhando as funções de arquivista do Centro de Documentação e Pesquisa em História – CDHIS e Conselheiro de Extensão do Instituto de História – COEXT/INHIS. Organizador do livro “Guia e Inventário Coleção Cora Pavan Capparelli” e Coordenador do livro “Guia e Inventário do Arquivo Pessoal de Olívia Calábria”. Ministra cursos de introdução a arquivologia.

Inscreva-se 

Vidas alheias e riquezas salvar!