Bombeiros Militares concluem Curso de Busca e Salvamento Aéreo promovido pela Força Aérea Brasileira

11 de março de 2022 - 19:55 #

Ascom CBMCE | Força Aérea Brasileira (FAB)

CBMCE CURSO SAR FAB

Bombeiros Militares concluem com êxito Curso de Busca e Salvamento Aéreo promovido pela Força Aérea Brasileira

Encerrou-se hoje o Curso SAR005 – Curso Básico de Busca e Salvamento (SAR005). O curso é ofertado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Órgão pertencente à Força Aérea Brasileira, e tem por objetivo capacitar os elos do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR), tornando-os partícipes em operações SAR.

O curso iniciou-se na última segunda-feira, 7 de Março e findou hoje, 11 de Março, contando com a participação de profissionais militares e civis de instituições que de alguma forma podem contribuir em uma missão de busca e salvamento aeronáutico. tais como Força Aérea, Marinha do Brasil, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, CIOPAER, Defesa Civil Estadual e de Fortaleza, FRAPORT, escolas de aviação e profissionais do voo livre.

CBMCE SAR FAB

Durante a semana de intenso treinamento os instrutores da Força Aérea Capitão Castro, Sub Oficiais Norberto e Neemias transmitiram muito conhecimento e experiências vividas para os alunos participantes, fazendo-os conhecedores das Normas e Recomendações da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), da Organização Marítima Internacional (OMI) e em algumas Normas afins publicadas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) no que concerne à organização do sistema SISSAR no Brasil, o funcionamento do programa COSPAS SARSAT (Sistema Espacial de Busca de Embarcações em Situação de Emergência e Sistema de Busca e Salvamento por Rastreamento de Satélite) e operações SAR.

CBMCE SAR FAB

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará esteve representado pelos seguintes militares que lograram êxito, obtendo aprovação após a avaliação final do curso: tenente coronel Cláudio, major Burlamaqui, 1° Ten Maurílio, 1° Ten Bruna, subtenente Paiva, subtenente Aurélio, 3° sargento Wil, 3° sargento Santiago e soldado Humberto.

CBMCE SAR FAB

Estiveram presentes na solenidade de encerramento o Major Bruno Reis, Comandante da Base Aérea de Fortaleza, juntamente com o Capitão Onassis, que deram por terminadas as atividades do curso em Fortaleza.

CBMCE SAR FAB

Na certeza de vidas alheias e riquezas salvar, parafraseando o lema daqueles que labutam em operações SAR, o CBMCE agora encontra-se envolvido na missão de LOCALIZAR, SOCORRER E RESGATAR.